Vila Real, 14 jan 2022 (Ecclesia) – No quadro da celebração do seu centenário da Diocese de Vila Real realiza-se hoje uma tertúlia sobre a ação sócio caritativa naquele território eclesial, às 21h00, no Auditório Engenheiro Luís Coutinho, em Chaves, que conta com transmissão online.

A iniciativa, integrada no ano jubilar ‘Crescer com raízes’, vai ser moderada por Manuel Mesquita, provedor da Santa Casa da Misericórdia da Régua e presidente da União Distrital das Misericórdias, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na tertúlia haverá intervenções relativas a três âmbitos da ação institucional da Igreja: coronel Jorge Pinto de Almeida, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Chaves; padre Delmino Rodrigues Fontoura, com vasta experiência nos Centros Sociais Paroquiais e Henrique Oliveira, presidente da Cáritas Diocesana de Vila Real.

O bispo de Vila Real, D. António Augusto Azevedo, encerra a sessão que se realiza de modo presencial, no respeito pelas normas de DGS e com transmissão em direto através do site da diocese.

A Diocese de Vila Real foi criada a 20 de abril de 1922 e o seu primeiro bispo, D. João Evangelista de Lima Vidal, já afirmava a opção preferencial pelos pobres ao incentivar à criação da “sopa dos pobres” e das “florinhas da neve”.

LFS

Partilhar:
Share