Simbolismo da peregrinação vai marcar itinerário dominical até ao Natal

Vila Real, 27 nov 2019 (Ecclesia) – O Departamento da Pastoral da Juventude, Universidade e Vocações da Diocese de Vila Real preparou uma caminhada para o Advento no “simbolismo da peregrinação”, o novo tempo litúrgico que a Igreja Católica vai começar a celebrar este domingo.

“Convidamos os jovens a fazer um caminho de fé em comunidade e as comunidades a fazer caminho com os jovens, valorizando sobretudo os chamados tempos fortes do ano litúrgico”, explica o Departamento Diocesano da JUV.

No Advento, que este ano começa no dia 1 de dezembro, cada comunidade pode fazer a sua “coroa de Advento ou colocar as quatro velas de modo criativo” e em cada domingo, de preparação para o Natal, acendem uma das velas, “colocam um símbolo do peregrino” – Vara de Caminheiro; Mochila; Binóculos; Lanterna (Luz de Belém) – e as setas com os desafios para a caminhada.

“Seremos convidados a peregrinar para o Natal, tal como os Magos ou os Pastores, mas como um peregrino dos dias de hoje, como um jovem que vai ao encontro de Deus Vivo”, contextualiza.

O Departamento da Pastoral da Juventude, Universidade e Vocações de Vila Real indica também que as comunidades podem “ter um boneco que vão equipando” dominicalmente “ou usar só os símbolos” e propõe que os textos, “se possível, sejam lidos por jovens”.

A caminhada foi construída a partir da exortação ‘Christus Vivit’ (Cristo Vive), “um precioso documento” que o Papa Francisco escreveu após o Sínodo dos Bispos – ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, realizado em outubro de 2018.

“Temos a oportunidade de nos preparar, com os nossos jovens, seguindo os passos da liturgia, para acolher uma Jornada Mundial da Juventude, que envolve toda a Igreja portuguesa e não só os jovens”, explica a Pastoral da Juventude, Universidade e Vocações de Vila Real.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o Departamento diocesano da Pastoral da Juventude, Universidade e Vocações destaca que “todos”, jovens e adultos, são “convidados a trilhar este caminho em Igreja, na direção da próxima edição internacional da JMJ que vai realizar-se em Lisboa, em 2022”

O material para o itinerário do Advento 2019 pode ser consultado e descarregado no sítio online da Diocese de Vila Real.

CB

Partilhar:
Share