Migrações: Cáritas Portuguesa promove concursos para jovens jornalistas e universitários

«Migrar é um direito de todos», afirma organização da Igreja Católica

Lisboa, 27 nov 2019 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa está a promover dois concursos para jovens jornalistas e para estudantes universitários, no âmbito do projeto MIND – Migrações, Interligação e Desenvolvimento, e as inscrições terminam dia a 15 de dezembro.

“Este projeto visa contribuir para uma visão positiva de forma a promover o envolvimento da sociedade Europeia nas questões e desafios do desenvolvimento”, explica a organização católica, em informação enviada à Agência ECCLESIA.

A Cáritas Portuguesa informa que nos dois concursos os participantes têm quatro temas para interpretar e podem escolher um ou mais: “Causas das migrações forçadas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – desigualdades entre países e regiões; direitos e proteção de migrantes e refugiados – o direito a escolher partir ou ficar”.

Os outros dois temas são “o papel da sociedade de acolhimento” e a “contribuição dos migrantes para o desenvolvimento dos países de origem e de chegada”.

No concurso ‘We MIND’, com “três edições”, os estudantes universitários, a residir em Portugal, podem participar só numa opção ou conjugar várias: Um artigo de opinião, sobre “os desafios de viver numa Casa Comum”; um vídeo sobre a “migração como ponte entre países e culturas”; Um cartaz “sem fronteiras” dedicado aos “desafios globais no mundo”.

A Cáritas Portuguesa informa que os trabalhos devem ter atualidade, “urge promover um debate esclarecido sobre a temática das Migrações e Desenvolvimento”, objetividade, pretende-se que “cheguem ao maior número possível de pessoas, independentemente do seu nível de escolaridade, idade, condição social ou género”, e criatividade.

‘Migrar é um direito de todos’, destaca a organização católica no cartaz do concurso ‘We MIND’ cujas inscrições começaram esta segunda-feira e terminam dia 15 de dezembro, a receção de trabalhos decorre até 24 de abril de 2020 e os prémios são entregues no dia 29 de maio.

O segundo concurso, ‘Keep in MIND’, convida finalistas de cursos de comunicação social e/ou jornalismo ou jovens jornalistas em início de carreira, até aos 30 anos, a construir uma página de jornal.

“Devem refletir e desenvolver textos de forma crítica, tendo em atenção de os tratarem num ângulo de anti discriminação, combate às notícias falsas e introduzir notícias fatualmente corretas, chamativas e humanistas”, explica a Cáritas Portuguesa, sobre o concurso que tem os mesmos prazos de inscrição e apresentação de trabalhos mas a entrega de prémios é dia 21 de maio de 2020.

Os dois concursos são desenvolvidos no âmbito do projeto ‘MIND – Migrações, Interligação e Desenvolvimento’ que é liderado pela Caritas Áustria e tem como parceiros as Cáritas Bavária (Alemanha), da Bélgica, da Bulgária, da República Checa, Itália, dos Países Baixos, de Portugal, da Eslováquia, Eslovénia, da Suécia e a Cáritas Europa

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top