Comité Organizador Diocesano dinamizou um encontro com os delegados dos arciprestados

Vila Real, 01 fev 2022 (Ecclesia) – O Comité Organizador Diocesano (COD) de Vila Real para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2023, em Lisboa, reuniu-se com os delegados de cada arciprestado (conjunto de paróquias), destacando a urgência de começar a preparar o evento “o mais rapidamente possível”.

“É urgente que a mensagem chegue a todos os jovens da nossa diocese, a fim de que as jornadas comecem a ser preparadas o mais rapidamente possível”, explica o COD de Vila Real, em comunicado divulgado online.

O Comité Organizador Diocesano de Vila Real reuniu-se no sábado, pela primeira vez, com os delegados de cada arciprestado da diocese, em Vila Pouca de Aguiar.

Este encontro teve como objetivo principal que “todos se conhecessem” para que “participem ativamente” e trabalhem como equipa as informações da próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude, que se vai realizar em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.

Os delegados arciprestais da Diocese de Vila Real para a JMJ também ouviram alguns testemunhos de quem já participou neste encontro organizado pela Igreja Católica, nos ‘Dias nas Dioceses’, a pré-jornada que decorre na semana anterior à Jornada Mundial da Juventude.

O COD de Vila Real também partilhou “informações importantes” como a peregrinação dos dois símbolos da JMJ – a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora – que a diocese vai receber no próximo mês de setembro.

Na informação publicada online, o Comité Organizador Diocesano recorda o Papa emérito Bento XVI e salienta que a Jornada Mundial da Juventude é para todos, “mas em especial para os jovens, uma grande oportunidade” para se aproximarem ou reaproximarem da Igreja.

As edições internacionais destas jornadas promovidas pela Igreja Católica são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, e desde então a JMJ já passou pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

CB/OC

Partilhar:
Share