Vigília Pascal: «Estamos na noite clara como o dia, a noite que dá sentido e ilumina o horizonte do nosso futuro» – Bispo de Aveiro

D. António Moiteiro lembrou o sofrimento, o luto e a incerteza provocada pela pandemia

Foto: Diocese de Aveiro

Aveiro, 11 abr 2020 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro afirmou hoje na homilia da Vigília Pascal que a ressurreição de Jesus é a “resposta definitiva” às “grandes perguntas da humanidade” e a noite “clara” da Vigília Pascal ilumina o futuro, “agora e na eternidade”.

“Após semanas de resistência e de assistirmos a heroísmos diários, quer nos hospitais, quer nos lares, quer mesmo em casa, o sacrifício de tanta gente arriscando a vida pelo seu semelhante, estamos na noite clara como o dia, a noite que dá sentido e ilumina o horizonte do nosso futuro, agora e na eternidade”, afirmou D. António Moiteiro.

O bispo de Aveiro referiu que a certeza da vida em Cristo é proposta à atualidade, ao “confinamento” de cada casa e à sensação da “longa noite” que pessoas e instituições estão a viver.

“A pandemia que sofre o mundo está a fazer-nos passar por uma longa viagem através do deserto e do luto perante a perda de milhares de vidas e a incerteza nas economias familiares nacionais”, afirmou.

D. António Moiteiro sublinhou que a mensagem de Cristo é a “resposta definitiva às grandes perguntas que a humanidade coloca a si mesma e que neste tempo tem uma redobrada atualidade”.

Para o bispo de Aveiro, as perguntas “que sentido tem a morte” e “o que existe depois da morte” encontram resposta definitiva com a ressurreição.

Jesus dá a resposta com “a sua própria ressurreição”, disse o bispo de Aveiro, afirmando que “depois da morte, existe para todos uma vida sem fim, feliz, para sempre e para todos”.

D. António Moiteiro presidiu à Vigília Pascal na Sé diocesana, omitindo o rito do fogo, no início, e a bênção e aspersão da água, após a homilia, no seguimento das normas da Santa Sé para as celebrações da Semana Santa deste ano, no contexto do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus.

PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top