Lisboa, 03 ago 2018 (Ecclesia) – O Instituto São Tomás de Aquino (ISTA), da Província Portuguesa dos Frades Dominicanos (Ordem dos Pregadores), vai promover o colóquio ‘Rastos Dominicanos: De Portugal para o mundo. 600 anos da província portuguesa’, entre 9 e 11 de outubro, em Lisboa.

Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, o presidente do ISTA explica que o colóquio se insere na comemoração dos 800 anos da fundação do primeiro convento Dominicano em Portugal, no ano de 1218, e assinalar o sexto centenário da ereção canónica da Província Portuguesa da Ordem dos Pregadores, em 1418.

Neste âmbito, frei José Manuel Fernandes informa que o colóquio ‘Rastos Dominicanos: De Portugal para o mundo. 600 anos da província portuguesa’ vai realizar-se no Palácio Fronteira, a 9 de outubro, e no Convento de São Domingos de Lisboa, nos dois dias seguintes (10 e 11).

No primeiro dia vão refletir sobre ‘a presença Dominicana em Portugal’, a partir das 09h45, com apresentação de temas, debate e uma visita guiada à igreja de Nossa Senhora do Rosário, às 17h00.

A 10 de outubro, já no Convento de São Domingos, o dia continua a ser dedicado à reflexão daa presença Dominicana em Portugal e também a sua ação no mundo, a partir das 10h30 e às 17h00 começa o último debate; O último dia, 11 de outubro, realiza-se entre as 14h30 e as 16h50.

O evento conta com a colaboração de diversas instituições como, a Academia Portuguesa de História, o Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa, Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.

A Ordem dos Pregadores em Portugal criou o Instituto São Tomás de Aquino para “ajudar ao desenvolvimento da sua primordial missão de estudo e reflexão teológica”, em 1954.

CB

Partilhar:
Share