Viana do Castelo, 03 nov 2020 (Ecclesia) – A Diocese de Viana do Castelo promove, em parceria, a 24.ª Semana de Estudos Teológicos com o tema “Heal the world. Ecologia, Sustentabilidade e Humanismo”, entre hoje e o dia 7 de novembro, exclusivamente em formato online.

A iniciativa, promovida em parceira pela Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas do Instituto Católico da Diocese de Viana do Castelo e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, adapta-se assim “aos novos tempos, às contingências decorrentes da pandemia e transforma-se num evento com zero emissões de CO2, ecológico e sustentável”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A emergência climática e novos estilos de vida ocupam o centro das conferências que serão às 21h00 em formato webinar.

Paulo Magalhães, jurista e investigador em ecologia da Universidade do Porto, inaugura o ciclo com o tema «(Não) estamos à beira da catástrofe”, esta terça-feira, e a noite seguinte conta com Francisco Ferreira, da Associação ambientalista Zero, que aborda a temática «Ecologia e cristianismo: missão impossível?!».

No dia 5 de novembro, João Rodrigues, nutricionista e bioquímico do IPVC e da Universidade do Porto, reflete sobre “Vegetarianismo, desporto e novos estilos de vida”.

Na sexta-feira, a teóloga Isabel Varanda, da Universidade Católica, tratará o tema “How dare you? Desenvolvimento, juventude e futuro da humanidade”; e o encerramento será no dia 07 de novembro, a cargo do padre biblista Pablo Lima, o presidente do Instituto Católico de Viana do Castelo, com o título “Uma nova obra de misericórdia: por uma Igreja verde”.

LFS

Partilhar:
Share