Viana do Castelo, 10 nov 2021 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar de Viana do Castelo (SDPFVD) realizou este sábado um encontro para os agentes envolvidos na evangelização das famílias, principalmente as equipas arciprestais e os movimentos com esta espiritualidade.

“Do diálogo entre os presentes, de quase todos os concelhos da diocese, nasceu a necessidade de uma calendarização conjunta mais cedo, de um compromisso local na preparação do casamento dos noivos e acompanhamento nos primeiros anos de matrimónio, um maior compromisso e responsabilidade dos leigos neste serviço eclesial”, explica o SDPFVD, uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

O texto refere que “viver e reavivar o Evangelho da família” é o objetivo geral do projeto pastoral que foi apresentado no encontro, realizado no auditório do Centro Pastoral Paulo VI.

O objetivo geral concretiza-se em objetivos mais específicos, como “consolidar e dinamizar as equipas arciprestais e os movimentos”, através da formação e comunicação entre todos.

O Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar de Viana do Castelo assinala que está a retomar as suas atividades e pediu às equipas e movimentos do setor para também recomeçarem e para enviarem o seu projeto e calendário, até dia 15 de dezembro

A Diocese de Viana vai ter um novo bispo, a partir do dia 27 deste mês, e o SDPFVD adianta que vai dar a conhecer a D. João Lavrador as várias atividades e projeto em curso, pedindo-lhe que nomeie as equipas arciprestais, para “se sentirem mais comprometidas com a missão da evangelização das famílias”.

O secretariado destaca do seu programa o Curso de “Pastoral Familiar segundo o Papa Francisco”, de 15 de dezembro a 16 de fevereiro, às quartas-feiras, em modalidade presencial e online; o ‘Laboratório da Família’, de 19 a 20 de março de 2022, que pretende “reavivar a consciência e responsabilidade da vocação matrimonial”; e o 10.º Encontro Mundial das Famílias (EMF).

O administrador diocesano de Viana do Castelo, monsenhor Sebastião Pires Ferreira, também participou no encontro com “palavras de encorajamento e estímulo”.

O Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar também apresentou o logotipo do X Encontro Mundial, que se realizará num formato inédito, com eventos em cada diocese católica, em ligação com Roma, de 19 a 26 de junho do próximo ano; Cada uma das 291 paróquias desta Igreja local vai receber essa imagem “como sinal de caminhada sinodal e participação ativa de todos”.

Na diocese do alto-Minho o EMF vai encerrar-se com o ‘IV Viana em Família’, no dia 26 de junho de 2022.

CB

Partilhar:
Share