Um modelo de presépio tem como preocupações a «sustentabilidade e a redução da pegada ambiental»

Lisboa, 10 nov 2021 (Ecclesia) – A organização ‘Leigos para o Desenvolvimento’ (LD) apresenta dois modelos de presépios e um livro infantil nos seus ‘Presentes Solidários’ para este Natal que vão apoiar os seus projetos em Angola, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) destaca que um dos presépios tem como “principal preocupação a sustentabilidade e a redução da pegada ambiental”, utilizando no seu fabrico matérias-primas ou desperdícios da indústria.

O ‘Presépio Capulana’, disponível em sete tecidos diferentes, tem “o desejo de ser ainda mais solidário sendo também mais sustentável”, e é uma criação de Mariana Belchior Pimenta, que fundou a marca ‘Capulana With Love’.

“A ideia deste presépio levou cerca de nove meses até se concretizar. Foi preciso sair da cidade e viver os vários confinamentos no campo para perceber os ‘desperdícios’ em que facilmente caímos no dia-a-dia: O carro, o tempo, as compras fáceis, o acesso fácil a tudo o que precisamos para viver ‘rápido e bem’”, explica a artesã portuguesa.

A organização ‘Leigos para o Desenvolvimento’ realça que a prioridade da sua criação foi a “redução da pegada ambiental” no fabrico tentando utilizar matérias-primas ou desperdícios da indústria.

“A vida no campo, mais próxima da natureza e do seu ritmo e tempo, permitiu-me resgatar a necessidade de criar algo que respeitasse mais o ritmo da natureza”, acrescenta Mariana Belchior Pimenta.

O ‘Presépio Capulana’ tem a base de madeira, feita de pedaços de paletes partidas, e tamanhos irregulares, texturas diferentes e madeiras de vários tipos, enquanto as figuras são de arames que seguraram os fardos de palha, que hoje são “proibidos na indústria agropecuária”, e a roupa é “nova”.

O outro modelo é o ‘Presépio Barro’, da autoria dos artesãos portugueses Júlia e Vítor Lopes, que desenvolvem trabalhos originais com esta matéria-prima há mais de 30 anos, e todos os presépios são feitos integralmente à mão.

Os ‘Presentes Solidários 2021’ têm também um livro infantil escrito pelo padre Carlos Azevedo Mendes (Jesuíta); A ‘História do Sssansssão e da Casssilda’ é uma parábola onde se relembra que “o poder do amor é mais forte que a riqueza, mais forte que o capricho, mais forte que o medo”, na voz de duas cobras.

As ilustrações são de Carmo Pupo Correia, que foi voluntária dos LD, e neste livro infantil converteu em imagem os pormenores da história, que “astutamente despertam a curiosidade e sentimentos da criança”.

A ONGD ‘Leigos para o Desenvolvimento’, ligada à Companhia de Jesus (Jesuítas), nasceu em 1986 e já enviou mais de 400 voluntários para o terreno, tem projetos de desenvolvimento em São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique, e projetos em Portugal, com uma abordagem assente nos princípios do “desenvolvimento local, participativo, sustentável e humano”.

CB

Partilhar:
Share