Bispo diocesano, D. Anacleto Oliveira, preside à celebração de abertura da Porta Jubilar

Foto: Diocese de Viana do Castelo

Arcos de Valdevez, 28 jul 2020 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo vai presidir a 5 de agosto, pelas 11h00, à abertura da porta jubilar do Santuário de Nossa Senhora da Peneda, que está a celebrar 800 anos de culto.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a Confraria da Senhora da Peneda informa que para a celebração de abertura da porta jubilar – Porta Santa -, presidida por D. Anacleto Oliveira, “foi recuperada uma ala do santuário”, criando um espaço dedicado ao Sacramento da reconciliação.

Por causa da pandemia, a novena vai ser “reduzida” à oração de Laudes e à Missa, às 10h00, e à oração de Vésperas e do Rosário, às 17h00.

A partir do dia 5 de agosto, os fiéis, visitantes e turistas vão poder observar uma cronologia do Santuário de Nossa Senhora da Peneda e espaços envolventes, de 1220 a 2020.

A nota enviada pela Diocese de Viana do Castelo contextualiza que, “segundo a tradição”, Nossa Senhora apareceu a uma pastorinha e pediu que “fosse construída uma ermida em sua honra”, a 5 de agosto de 1220.

A Confraria da Senhora da Peneda divulga também que durante o mês de agosto vão celebrar a Eucaristia às 12h00, após “um tempo dedicado à reconciliação” e assinala que “em tempo de pandemia” as celebrações festivas são reduzidas ao culto no interior do santuário, cumprindo as regras da DGS – Direção Geral de Saúde e da Conferência Episcopal Portuguesa.

No dia 8 de setembro, o bispo de Viana do Castelo vai presidir também à Missa no local, a partir das 11h00; D. Anacleto Oliveira elevou o templo da Senhora da Peneda a santuário diocesano, em abril deste ano.

Estão também previstas iniciativas de âmbito cultural no contexto dos 800 anos de culto a Nossa Senhora da Peneda, como a inauguração de um espaço informativo e interativo para promover o concelho, realizadas pelo Comissariado para a Confraria e do Município de Arcos de Valdevez.

A 18 de agosto, o programa ECCLESIA, na RTP 2, é dedicado ao santuário do Alto Minho, localizado na Paróquia do Divino Salvador da Gavieira, no Arciprestado de Arcos de Valdevez.

CB

Partilhar:
Share