Viana do Castelo recria «Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém»

A iniciativa junta cerca de 500 figurantes que vão retratar momentos narrados pela Bíblia

No arranque das comemorações da programação da Semana Santa de Viana do Castelo – Páscoa Doce – a cidade é palco, no próximo domingo (21 de Março) a partir das 15h00, do «Cortejo Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém, na Cidade Humana”, organizado pelo Grupo de S. Paulo de Barroselas. A iniciativa vai juntar 135 elementos do grupo e quatrocentos figurantes que vão retratar momentos narrados pela Bíblia.

Viana do Castelo vai, assim, sair à rua a partir das 15h00, altura em que o cortejo, que liga o átrio da Estação à Sé, percorre as ruas da cidade. Ao todo, são 135 elementos do Grupo S. Paulo de Barroselas e cerca de 400 figurantes, crianças e jovens pertencentes à catequese paroquiais de Santa Maria Maior, Nossa Senhora de Monserrate, Darque, Areosa, Meadela, Senhor do Socorro e a Barroselas, que vão animar a encenação de um dos grandes momentos da vida de Jesus Cristo: a Sua Entrada Triunfal, pela última vez antes da Sua morte, em Jerusalém.

Nesta encenação, os textos originais são da autoria do padre passionista João Bezerra e adaptados pelo Grupo S. Paulo, que já organizou este cortejo em Barroselas em 2008 e 2009 com enorme sucesso.

Na encenação, a chegada de Jesus faz-se no Largo da Estação, seguindo depois, montado num jumento, para junto da Escola Dr. Alfredo Magalhães (Av. dos Combatentes da Grande Guerra). Chegados à Escola, recria-se o segundo quadro. Em seguida, o cortejo dirige-se para a Rua Manuel Espregueira, junto ao Museu do Traje, onde se encena o terceiro quadro, que foi acrescentado à obra original há três anos.

Depois da entrada dos cavaleiros que formarão a guarda ao cortejo, a multidão segue em direcção do Chafariz da Praça da República, onde se encena o quarto quadro, o momento em que Jesus chora perante a não aceitação dos seus, que não O receberam, quando Ele chegava a Jerusalém.

No quinto e último quadro, realizado às portas da Igreja Santa Maria Maior (Sé), recria-se a chegada de Jesus a Jerusalém, a Sua entrada no Templo e a expulsão dos vendedores.

Jovens dançarinos “de Jerusalém” e jovens com timbalões, entre outros, animarão o cortejo de passagem de um Quadro ao outro, cantando, dançando, tocando, aclamando com “vivas” e acompanhando “Jesus Cristo” transportado por um jumento verdadeiro, a que se juntam outros animais nos diversos Quadros.

Esta iniciativa integra o programa “Páscoa Doce” da Câmara Municipal, que integra diversas iniciativas como a representação da Última Ceia, um concerto de música, a visita às capelas e igrejas da cidade, a visita pascal e ainda as tasquinhas de doçaria regional e feiras de artesanato contemporâneo.

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top