«Tivemos uma ligação entre os idosos que não estávamos à espera, gostamos bastante» – Tiago Ferros

Viana do Castelo, 21 jul 2021 (Ecclesia) – A Juventude Unida de Deocriste (Diocese de Viana do Castelo) está a dedicar esta semana aos mais velhos da paróquia, assinalando o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, iniciativa do Papa Francisco que se celebra este domingo.

“Tivemos uma ligação entre os idosos que não estávamos à espera, gostamos bastante. Foi uma missão muito boa”, disse Tiago Ferros à Agência ECCLESIA.

O entrevistado, membro da Juventude Unida de Deocriste (JUD), adianta que o grupo já conversou sobre as visitas que realizaram a cerca de 16 idosos, 11 casas na paróquia, nos dias 16 e 17 de julho, e todos “gostaram muito”.

“Divertimo-nos, conseguimos aprender coisas novas, coisas antigas da freguesia. Entregamos uma rosa a cada idoso e contaram uma história”, explicou, adiantando que estiveram cerca de meia hora em cada casa.

Neste contexto, os JUD estão a “dedicar” esta semana aos avós e idosos na rede social Facebook, onde publicam vídeos com uma pessoa “a falar sobre a freguesia, sobre os tempos antigos, e alguns sobre o quanto é bom ter um grupo de jovens”.

No próximo domingo, a Igreja Católica celebra o I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, uma data anual instituída pelo Papa Francisco no quarto domingo de julho, próximo da festa dos Santos Joaquim e Ana, os avós de Jesus (26 de julho).

Tiago Ferros adianta que a JUD vai levar ao altar um quadro com a “impressão digital de cada idoso e de cada avô da freguesia, com a assinatura e idade”, uma memória da visita do grupo de jovens.

O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos também vai ficar registado nas redes sociais da JUD com a publicação de fotos da missão realizada na semana anterior.

O entrevistado adianta que já combinaram visitar “os idosos mais vezes” e esta foi a primeira iniciativa do género do grupo de jovens da Paróquia de Deocriste, que conta com 19 elementos e que foi criado antes da Páscoa deste ano.

“Estamos a começar a fazer alguma coisa e estamos a descobrir o que é um grupo de jovens. O nosso primeiro projeto foi preparar a Semana Santa, com faixas nos cruzeiros, fizemos também um tapete”, acrescentou Tiago Ferros.

A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023, em Lisboa, e as dioceses portuguesas convidaram os jovens a participarem “num grande movimento nacional”, na iniciativa ‘Faz Missão pelos Avós e os Idosos’, no próximo sábado e domingo.

“Esta iniciativa é muito boa. Foi ótimo a organização da Jornada Mundial da Juventude e as dioceses propormos esta missão neste fim de semana dedicado aos idosos e avós”, referiu à Agência ECCLESIA o responsável pelo Secretariado da Pastoral Juvenil de Viana do Castelo e pelo COD (comité organizador diocesano) JMJ Lisboa 2023.

O padre Domingos Meira destacou que a pastoral juvenil da diocese do Alto Minho tem dinamizado e participado em “atividades intergeracionais” e realça que é fundamental existir uma “relação entre os jovens e os idosos, particularmente dos lares, os que estão institucionalizados”.

CB/OC

JMJ 2023: Organização desafia jovens a missão «pelos avós e os idosos»

Partilhar:
Share