Padre José Domingos Meira afirma que «é fundamental os jovens voltarem a encontrar-se» e admite que sentem «a falta de um bispo»

Viana do Castelo, 20 jul 2021 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Viana do Castelo vai promover este sábado o encontro ‘Viana Jovem’, a partir das 15h00, com o Festival da Canção.

“É fundamental chamar à presença, os jovens voltarem a encontrar-se, a reunir, em número restrito, a atividade vai decorrer num espaço com lugares marcados e lotação reduzida para termos estes cuidados, vamos ser responsáveis”, disse hoje o padre José Domingos Meira à Agência ECCLESIA.

A 21ª edição do ‘Viana Jovem’ vai realizar-se no Centro Pastoral Paulo VI.

O responsável pelo Secretariado da Pastoral Juvenil da diocese do Alto Minho explica que o programa inclui um momento de oração e o encontro termina com um concerto da ‘Banda da Paróquia’, que vai estrear ao vivo o hino da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.

Para além do encontro diocesano, o dia vai começar com uma reunião geral das equipas responsáveis pelo caminho da JMJ em Viana do Castelo: o COD – comité organizador diocesano; os COA – comités organizadores arciprestais; e membros do conselho diocesano.

A iniciativa tem a presença de D. Américo Aguiar, coordenador-geral do Comité Organizador Local da JMJ, e do padre Filipe Diniz, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.

“Para motivamos o próximo ano pastoral e o caminho para a JMJ. Estas equipas foram criadas em tempo de pandemia, usando os meios online, e realizamos uma reunião presencial com todos para programarmos, animarmos e motivarmos para a Jornada Mundial da Juventude”, explica o padre José Domingos Meira.

Segundo o sacerdote, responsável pelo COD de Viana do Castelo, os jovens da diocese precisam de “voltar à ação”, já que por causa da pandemia de Covid-19 ficaram “sem momentos presenciais”.

“Sentimos também a falta de um bispo. Sentimos a falta de um pastor, de alguém que nos oriente e que convoque, que anime”, acrescentou o padre José Domingos Meira.

O bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, faleceu a 18 de setembro de 2020, com 74 anos de idade, na sequência de um despiste de automóvel.

“Falta-nos a voz do pastor, sem dúvida. Sinto isso da parte dos jovens, das minhas equipas, de quem acompanha, e dos jovens, nos grupos. Tínhamos um bispo que era próximo dos jovens e sentiram e sentem a falta da figura do bispo”, conclui o diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Viana do Castelo.

CB/OC

Partilhar:
Share