Viana do Castelo: Bispo diocesano denuncia violência doméstica

D. João Lavrador deixa apelos à paz, no início do novo ano

Melgaço, 01 jan 2022 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo denunciou hoje a violência doméstica e a exploração das novas gerações, falando na Missa a que presidiu em Melgaço, neste primeiro dia de 2022.

“Quanta violência doméstica, exploração de jovens e crianças, ameaças ao ambiente e injustiças, fome e marginalidade se cruzam na vida de cada dia. São gritos a clamar pela edificação de uma sociedade que se esforce por edificar a paz verdadeira”, destacou D. João Lavrador, numa intervenção enviada à Agência ECCLESIA.

A Igreja Católica celebra a 1 de janeiro o Dia Mundial da Paz, instituído em 1968 por São Paulo VI (1897-1978); Francisco escolheu, como tema da sua mensagem para 2022, o ‘Diálogo entre gerações, educação e trabalho: instrumentos para construir uma paz duradoura’.

O bispo de Viana do Castelo destacou que a paz é uma tarefa de todos, em cada contexto.

“Se nos repugna observar cenas de violência e de guerra em países distantes, se nos sentimos incomodados pelas ondas de imigração de refugiados, se nos invade uma enorme tristeza perante o aumento de armas nucleares e conflitos de interesses mundiais, não podemos deixar de nos preocupar pelos maiores e menores conflitos que estão à nossa beira, entre vizinhos e mesmo entre famílias”, precisou.

A homilia começou por sublinhar “o desejo expressado de feliz ano novo” por milhões de pessoas, nas últimas horas.

“Há sempre uma expectativa de que o ano que iniciamos nos traga algo de melhor do que já vivemos em anos passados”, prosseguiu.

O responsável católico assinalou a solenidade litúrgica de Santa Maria, Mãe de Deus, que encerra a oitava do Natal, convidando à contemplação do presépio.

“Todos nós, cristãos e comunidade cristã, deparamo-nos com um projeto evangelizador que passa por nos encontrarmos com a Pessoa de Jesus de Nazaré, contemplá-lo, deixarmo-nos encantar pela sua manifestação e, na alegria esfuziante, narrarmos o que nos foi dito acerca dele”, apontou D. João Lavrador.

OC

Viana do Castelo: Bispo apela à construção da paz, superando violência nas famílias e exclusão social

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top