Venezuela: «Homens, mulheres e crianças procuram comida no lixo» – arcebispo de Ciudad Bolívar

Lisboa, 10 mar 2017 (Ecclesia) – O arcebispo de Ciudad Bolívar, na Venezuela, alertou para a crise no país sul-americano, denunciando que existem pessoas que, mesmo com trabalho, “não têm nada para comer” e procuram alimentos nos caixotes do lixo.

“Não falo de sem-abrigo ou mendigos, mas de homens, mulheres e crianças que procuram comida no lixo”, afirmou D. Ulises Gutiérrez Reyes, em informação enviada hoje à Agência ECCLESIA.

O arcebispo de Ciudad Bolívar recordou que, recentemente, encontrou um homem que estava à procura de comida no lixo, o qual lhe disse que trabalha, mas “com o seu salário não consegue alimentar os filhos”.

Em declarações à imprensa, divulgadas pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), o prelado venezuelano referiu que “todos os dias” recebem muitas pessoas no arcebispado a pedir comida e “medicamentos”.

Para D. Ulises Gutiérrez Reyes “o Governo não quer ver esta situação”.

“Numa das nossas paróquias distribuem até 600 refeições por dia. Creio que este Governo está administrando muito mal os recursos e as riquezas do país”, acrescentou.

A AIS alerta para a cada vez mais “difícil situação que se vive na Venezuela”, com a economia em colapso e um “número cada vez maior de pessoas mergulhadas na mais absoluta pobreza”.

A fundação pontifícia adianta ainda que se calcula que cerca de 82 por cento dos venezuelanos estejam a viver uma “situação trágica, sem recursos económicos suficientes para a própria sobrevivência”.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top