Fátima: Mexicanos celebram Centenário das Aparições e afirmam devoção ao Rosário

Lisboa, 10 mar 2017 (Ecclesia) – A devoção a Fátima está muito presente nos cristãos mexicanos que, tendo uma forte ligação à Virgem da Guadalupe “amam Nossa Senhora de Fátima” e estão “muito felizes” com a celebração do Centenário.

“As pessoas amam Fátima. Eu agora trago muitos pedidos, tanto de oração como de imagens e livros, porque é uma invocação que as pessoas sentem como muito próxima”, afirma à Agência ECCLESIA Mercedes Covarrubias, organizadora de peregrinações mexicana, que participa em Fátima no V Workshop Internacional de Turismo Religioso.

As memórias ligadas a Fátima foram consolidando o crescimento pessoal de Mercedes que conheceu o santuário mariano português há 10 anos.

“Sem saber realmente o que significava o rosário, quando era muito pequena, tinha um particular carinho pelo rosário e pela proteção que me dava. À medida que cresci e avancei, descobri este pedido de Maria, através de Fátima, da recitação do terço, das promessas que Ela nos fez através da oração do rosário. Este amor maternal torna-se visível para os mais simples, os mais humildes”, refere.

No México decorre até 13 de maio a campanha ‘Rosário, milagre pelo México’, com a ajuda das redes sociais e de aplicações informáticas, para procurar “um milagre neste país, baseado no amor, na união e na paz”.

“Estive ligada a um movimento, no México, que promove, através da história de Fátima, a consagração ao Imaculado Coração de Maria”, assinala Mercedes, facto que a leva a viver o centenário “com muita emoção”.

“Fátima, para mim, é um dos grandes sinais do amor de Maria, na minha vida, representa esse amor de Maria, que está perto de nós, cuidando de nós e guiando-nos”.

A campanha, que decorre desde 12 de dezembro de 2016, desafia os mexicanos a unirem-se, pedindo à Virgem Maria uma "nova nação" de amor, paz e união.

A organizadora prevê estar em Fátima, a 13 de maio, com um grupo de peregrinos, e antecipa já “muita expectativa, muita alegria”.

A proximidade a Fátima é também um reflexo do amor que os mexicanos tiveram a João Paulo II.

“É um caminho que se redobra, com estes sinais tão claros da proteção materna de Maria a alguém que foi tão amado pelo México como foi João Paulo II, São João Paulo II”, conclui.

OC/LS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top