Vaticano: Responsável da Secretaria de Estado diz que é «prematuro» falar na reforma da Cúria

Mudanças nas estruturas centrais do governo na Igreja Católica vão ser discutidas com grupo de conselheiros nomeados pelo Papa

Cidade do Vaticano, 30 abr 2013 (Ecclesia) – O arcebispo responsável pela primeira das duas secções da Secretaria de Estado do Vaticano, D. Angelo Becciu, disse hoje que é “prematuro” falar de reformas na Cúria Romana, estrutura central do governo na Igreja Católica.

“Depois de ter falado com o Santo Padre, posso dizer que neste momento é absolutamente prematuro avançar qualquer hipótese acerca da futura organização da Cúria. O Papa Francisco está a ouvir todos, mas em primeiro lugar quererá ouvir os que escolheu como conselheiros”, declarou o substituto de Secretaria de Estado em entrevista ao jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’.

O Papa nomeou no último dia 13 oito cardeais dos cinco continentes para o aconselharem no governo da Igreja e estudarem o aperfeiçoamento da Constituição Apostólica ‘Pastor bonus’ (O bom pastor), que regulamente a Cúria Romana, publicada pelo Papa João Paulo II (1920-2005) a 28 de junho de 1988.

D. Angelo Becciu disse ser “um pouco estranho” ver como “chovem conselhos” num momento em que Francisco “ainda não se encontrou com o grupo de conselheiros”.

O primeiro encontro com o grupo está marcado para o próximo mês de outubro.

O número dois da Secretaria de Estado do Vaticano considera que o Papa vai levar o “tempo necessário para a reflexão” a fim de ter “um quadro completo da situação”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top