Trabalhos sobre nova constituição para a Cúria Romana estão na reta final

Cidade do Vaticano, 25 jun 2019 (Ecclesia) – O Papa Francisco preside a partir de hoje à 30ª reunião do seu conselho consultivo de cardeais, que trabalha neste momento na conclusão de uma proposta de nova constituição para a Cúria Romana.

O encontro, que decorre até quinta-feira, tem a presença dos cardeais Pietro Parolin, Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, Reinhard Marx, Séan Patrick O’Malley, Giuseppe Bertello e Oswald Gracias; os trabalhos são acompanhados pelo secretário do Conselho de Cardeais, D. Marcello Semeraro, e o secretário-adjunto, mons. Marco Mellino.

Em abril, o conselho consultivo deu início a uma consulta sobre a nova Constituição Apostólica, cujo título provisório é ‘Praedicate evangelium’.

O esboço da nova constituição foi enviado aos presidentes das conferências episcopais nacionais, aos sínodos das Igrejas Orientais, aos dicastérios da Cúria Romana, às conferências dos superiores e das superioras maiores dos Institutos de Vida Consagrada e a algumas universidades pontifícias, para recolha de observações e sugestões.

Na quinta-feira, a sala de imprensa da Santa Sé apresenta os resultados desta reunião aos jornalistas.

OC

Vaticano: Nova Constituição sobre Cúria aguarda contributos da Igreja para posterior publicação

Partilhar:
Share