Vaticano: Nova Constituição sobre Cúria aguarda contributos da Igreja para posterior publicação

«Praedicate evangelium» deverá ser conhecida no final do ano

Foto Vatican News

Cidade do Vaticano, 10 abr 2019 (Ecclesia) – Os cardeais conselheiros do papa Francisco encerraram hoje a 29ª reunião centrados na nova Constituição Apostólica, com o título provisório, «Praedicate evangelium», sobre a Cúria romana.

Numa conferência de imprensa Alessandro Gisotti, diretor da Sala de imprensa da Santa Sé, confirmou que os cardeais definiram o procedimento de consulta sobre a nova Constituição Apostólica.

“Um rascunho da Constituição apostólica, aprovado pelo conselho de cardeais, vai ser enviado aos presidentes das Conferências Episcopais de cada país, ao Sínodo das Igrejas orientais, aos Dicastérios da Cúria Romana, também às Conferências de Superiores Maiores e a algumas Universidades Pontifícias para posterior envio de comentários e sugestões”, dá conta um comunicado da Sala de imprensa.

De acordo com Alessandro Gisotti a reunião dos cardeais abordou ainda a orientação missionária que “sempre deve assumir a Cúria à luz da nova constituição apostólica” que, avança o sítio online ‘Vatican News’, deverá ser publicada no final do ano.

A 29ª reunião dos cardeais sublinhou o empenho no reforço do processo sinodal da Igreja a todos os níveis e a necessidade de uma maior presença das mulheres em “papéis de direção” nos organismos da Santa Sé.

Foi ainda “reiterado” que o Conselho de cardeais é um órgão que “tem como tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja universal e a sua função não termina com a publicação da constituição apostólica.O cardeal Sean O’Malley saudou o Papa pelo encontro em fevereiro sobre a proteção de menores na Igreja e agradeceu o empenho da Igreja “contra todas as formas de abuso de crianças e adultos vulneráveis”.

Na reunião de três dias estiveram presentes seis cardeais: o cardeal Pietro Parolin, o cardeal Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, o cardeal Reinhard Marx, o cardeal Seán Patrick O’Malley, o cardeal Giuseppe Bertello e o cardeal Oswald Gracias.

A próxima reunião do C6 ficou agendada para 25, 26 e 27 de junho de 2019.

LS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top