Cardeal Tolentino Mendonça sublinha intenção de «fortalecer o papel cultural» da Santa Sé no mundo contemporâneo

Cidade do Vaticano, 05 nov 2021 (Ecclesia) – O Papa inaugura hoje, pelas 17h00 (menos uma em Lisboa), um novo espaço de exposição permanente na Biblioteca Apostólica do Vaticano, dirigida pelo cardeal português D. José Tolentino Mendonça.

“A Biblioteca Apostólica do Vaticano inaugura uma nova sala de exposições para apoiar a cultura do encontro. A nossa aposta é fortalecer o papel cultural do Vaticano no mundo contemporâneo”, explica o responsável, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A mostra ‘TUTTI. Humanidade a caminho. A inauguração do novo espaço expositivo’ é apresentada como “um novo capítulo na história centenária da missão de conservação e divulgação” da Biblioteca.

“A exposição montada para a ocasião, referindo-se às reflexões propostas pelo Santo Padre na Encíclica Fratelli Tutti, propõe um caminho que parte da cartografia de viagem até chegar a mapas utópicos e alegóricos”, aponta a nota de imprensa.

  1. José Tolentino de Mendonça sublinha que a Biblioteca Apostólica do Vaticano deve assumir “um compromisso para alcançar o que o Papa Francisco chama profeticamente de ‘cultura do encontro’”.

“Que os livros encontrem os leitores, traçando caminhos originais. Que o conhecimento preservado como memória responda às perguntas que os eventos atuais nos colocam. Que a história encontre o presente, abrindo novas perspetivas, não só sobre o que fomos, mas também sobre o que podemos ser”, acrescenta.

Criada em colaboração com Pietro Ruffo, artista romano, a exposição tem curadoria de padre Giacomo Cardinali, Simona De Crescenzo e Delio Proverbio, com o objetivo de estabelecer “um diálogo entre os tesouros da Biblioteca Apostólica do Vaticano e as novas instâncias da arte contemporânea.

Entre outras obras, estará em exibição o mapa do Nilo do século XVII de Evliya Çelebi, com cerca de seis metros de comprimento, em diálogo com a reinterpretação de Pietro Ruffo.

A exposição estará aberta até 25 de fevereiro de 2022, todas as terças e quartas-feiras, das 16 às 18 horas locais, mediante reserva no site da Biblioteca.

OC

 

Partilhar:
Share