Com uma mensagem na rede social Twitter a partir do tema «Educação transformadora»

Cidade do Vaticano, 12 ago 2019 (Ecclesia) – O Papa Francisco assinalou o 20º Dia Internacional da Juventude, que se comemora hoje, com um tweet em @Pontifex_pt, a sua conta na rede social Twitter.

“A educação com horizontes abertos à transcendência ajuda os jovens a sonhar e a construir um mundo mais bonito. #IYD2019”, publicou o Papa Francisco.

‘Educação transformadora’ é o tema do 20º Dia Internacional da Juventude que se inspira se no objetivo número 4 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: “Garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem no decorrer da vida para todos”.

Numa mensagem, o secretário-geral das Nações Unidas afirmou que hoje enfrenta-se uma “crise” de aprendizagem, com “muita frequência, as escolas não estão” a preparar os jovens com “as habilidades necessárias para navegar na revolução tecnológica”.

“Os alunos não precisam apenas aprender, mas aprender a aprender. A educação hoje deve combinar conhecimento, habilidades para a vida e pensamento crítico. Deve incluir informações sobre sustentabilidade e mudanças climáticas e promover a igualdade de género, os direitos humanos e uma cultura de paz”, desenvolveu o português António Guterres.

O Dia Internacional da Juventude celebra-se a 12 de agosto, por resolução da Assembleia Geral da ONU em 1999, há 20 anos, com a finalidade de promover o papel dos jovens como parceiros essenciais nos processos de transformação e gerar um espaço para a conscientização sobre os desafios e problemas que a juventude enfrenta.

CB

 

Partilhar:
Share