Francisco pede orações pelas 272 vítimas e famílias em dia de romaria

epaselect epa07322442 Aerial view over mud and waste from the disaster caused by dam spill in Brumadinho, Minas Gerais, Brazil, 26 January 2019. At least nine people have died and 300 are missing after a tailings dam burst at the Feijao mine in southeastern Brazil owned by Vale, the world’s largest iron-ore producer, the Minas Gerais state government said. The dam in Brumadinho near Belo Horizonte broke on 25 January at around mid-day, unleashing a river of sludge that destroyed some nearby houses. EPA/Antonio Lacerda

Cidade do Vaticano, 25 jan 2020 (Ecclesia) – O Papa Francisco enviou este sábado uma mensagem de vídeo para assinalar um ano depois da “tragédia” da barragem do Brumadinho, no Brasil, “em solidariedade com as famílias das vítimas” e pedindo orações pelas vítimas.

Por iniciativa da Arquidiocese realiza-se este sábado, um ano depois da tragédia uma romaria, de Belo Horizonte a Brumadinho, e Francisco enviou mensagem aos peregrinos.

“Neste primeiro aniversário da tragédia de Brumadinho, rezemos pelos 272 irmãos e irmãs que foram soterrados. E lamentamos a contaminação de toda a bacia fluvial. Ofereçamos nossa solidaridade às famílias das vítimas, um apoio à Arquidiocese e a todas as pessoas que estão a sofrer e que necessitam da nossa ajuda. Com a intercessão de São Paulo, que Deus nos ajude a recuperar e proteger a nossa casa comum”, disse o Papa no vídeo divulgado pela Santa Sé.

A Arquidiocese, presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), organizou a Romaria “pela Ecologia integral” com o intuito de “rezar e refletir, caminhar e celebrar, consciencializar e indignar, cantar e esperar”.

Milhares de fiéis estão reunidos para momentos de oração, de consciencialização com as comunidades indígenas e um ato em memória das vítimas.

SN

 

Partilhar:
Share