Francisco pede orações pelas 272 vítimas e famílias em dia de romaria
Cidade do Vaticano, 25 jan 2020 (Ecclesia) – O Papa Francisco enviou este sábado uma mensagem de vídeo para assinalar um ano depois da “tragédia” da barragem do Brumadinho, no Brasil, “em solidariedade com as famílias das vítimas” e pedindo orações pelas vítimas.
Por iniciativa da Arquidiocese realiza-se este sábado, um ano depois da tragédia uma romaria, de Belo Horizonte a Brumadinho, e Francisco enviou mensagem aos peregrinos.
“Neste primeiro aniversário da tragédia de Brumadinho, rezemos pelos 272 irmãos e irmãs que foram soterrados. E lamentamos a contaminação de toda a bacia fluvial. Ofereçamos nossa solidaridade às famílias das vítimas, um apoio à Arquidiocese e a todas as pessoas que estão a sofrer e que necessitam da nossa ajuda. Com a intercessão de São Paulo, que Deus nos ajude a recuperar e proteger a nossa casa comum”, disse o Papa no vídeo divulgado pela Santa Sé.
A Arquidiocese, presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), organizou a Romaria “pela Ecologia integral” com o intuito de “rezar e refletir, caminhar e celebrar, consciencializar e indignar, cantar e esperar”.
Milhares de fiéis estão reunidos para momentos de oração, de consciencialização com as comunidades indígenas e um ato em memória das vítimas.
SN