Francisco assina prefácio de livro que evoca os 100 anos do nascimento de Karol Wojtyla

Cidade do Vaticano, 05 mai 2020 (Ecclesia) – O Papa Francisco assina o prefácio de um livro que recorda os 100 anos de Karol Wojtyla, São João Paulo II, para o apresentar aos jovens que não o conheceram.

“Foi um extraordinário educador de muitos jovens que através dele, quando era um jovem padre, foram introduzidos na fé concreta, testemunhada, vivida em todos os momentos da vida”, refere o pontífice, na abertura da edição comemorativa, num texto divulgado pelo portal de notícias do Vaticano.

Karol Jozef Wojtyla, eleito Papa a 16 de outubro de 1978, nasceu em Wadowice (Polónia), a 18 de maio de 1920, e morreu no Vaticano, a 2 de abril de 2005; foi canonizado por Francisco, a 27 de abril de 2014, perante mais de um milhão de pessoas.

Recordando São João Paulo II, o atual Papa sublinha a sua “grande paixão pelo humano”, apresentando-o como testemunha do Evangelho, que superou com alegria todos os sofrimentos, desde criança.

“O sofrimento que viveu deixando-se confiar totalmente ao Senhor, o modelou e deixou ainda mais forte a fé cristã com a qual fora educado em família”, escreve.

O livro “100 Anos. Palavras e imagens” é publicado pela editora do Vaticano, com uma coletânea de escritos e frases célebres desde o dia da eleição de São João Paulo II.

No prefácio, intitulado “Gratos na recordação de um Santo testemunha”, o Papa Francisco evoca “o seu apelo a escancarar as portas a Cristo, a não ter medo”, “cultivando sempre uma ligação especial com a Mãe do Céu, Maria, Mãe da ternura e da misericórdia”.

Francisco recorda que, com o primeiro Papa vindo do Leste, “a Igreja dos mártires do outro lado do Muro encontrou voz”.

Da II Guerra Mundial ao “terrível atentado” de 1981, na Praça de São Pedro, Karol Wojtyla “derramou o seu sangue pela Igreja e testemunhou que – também na difícil provação com a sua doença – é possível continuar alegres”.

OC

Centenário: João Paulo II e o atentado que mudou a sua história com Fátima

Partilhar:
Share