Vaticano: Papa apresenta bem-aventuranças como «roteiro» para a felicidade

Novo ciclo de catequeses aborda passagem do Evangelho que Francisco considera «bilhete de identidade» do Cristianismo

Cidade do Vaticano, 29 jan 2020 (Ecclesia) – O Papa iniciou hoje um novo ciclo de catequeses no Vaticano, dedicado às bem-aventuranças, que apresentou como roteiro para a felicidade de cada pessoa.

“Com as bem-aventuranças, Jesus dá-nos os ‘novos mandamentos’, que não são normas, mas assinalam o caminho da felicidade que Ele nos propõe”, disse, durante a audiência pública semanal que decorreu no auditório Paulo VI.

Francisco declarou que as bem-aventuranças são o “bilhete de identidade” do cristão, porque “descrevem o rosto e o estilo de vida de Jesus”.

“A mensagem foi endereçada aos seus discípulos, mas também ao povo, isto é, para nós, toda a humanidade. Além disso, a montanha onde Jesus prega lembra o Sinai, onde Deus ditou a Moisés os dez mandamentos”, referiu.

A reflexão sublinhou o significado da palavra “bem-aventurado” ou “felizes”, que vem do grego, referindo-se a quem “está numa condição de graça e avança na amizade de Deus”.

“Isso é importante: as bem-aventuranças iluminam as ações da vida cristã e revelam que a presença de Deus em nós faz-nos verdadeiramente felizes”, explicou.

Às vezes, Deus escolhe caminhos difíceis de entender, às vezes não compreendemos porque é que certas coisas nos acontecem: por exemplo, o dos nossos próprios limites e derrotas, mas é aí que Ele manifesta a força da sua salvação e nos concede verdadeira alegria”.

Foto: Lusa/EPA

Nas próximas semanas, o Papa vai comentar cada uma das bem-aventuranças, dedicando esta primeira catequese a uma explicação global das palavras de Jesus.

“As bem-aventuranças levam à alegria, sempre. São o caminho para chegar à alegria. Vai fazer-nos bem, hoje, pegar no Evangelho de Mateus, capítulo 5, versículos 1 a 11, e ler as bem-aventuranças – talvez repetir isso algumas vezes, durante a semana – para entender este caminho tão belo e seguro da felicidade que o Senhor nos propõe”, concluiu.

Após a catequese, Francisco evocou a próxima celebração do Dia Mundial da Vida Consagrada, a 2 de fevereiro.

“Rezemos pelos religiosos e religiosas que se dedicam a Deus e aos seus irmãos e irmãs no serviço diário, de acordo com seu próprio carisma, para que sejam sempre testemunhas fiéis do amor salvador de Cristo. Rezemos também por novas vocações para a vida consagrada”, pediu.

Na saudação aos peregrinos de língua portuguesa, o Papa deixou um convite: “Pedi ao Senhor uma fé grande, para verdes a realidade com o olhar de Deus, e uma grande caridade para vos aproximardes das pessoas com o seu coração misericordioso. Confiai em Deus, como a Virgem Maria”.

No final do encontro, Francisco evocou a próxima memória litúrgica de São João Bosco, que se celebra na sexta-feira, como “pai e mestre” da juventude, pedindo que o fundador dos Salesianos “conduza, acima de tudo, os queridos jovens, a realizar os seus projetos futuros, sem excluir o plano que Deus tem para todos”.

OC

As bem-aventuranças

Ao ver as multidões, subiu ao monte e, tendo-se sentado, vieram ter com Ele os seus discípulos; e, tomando a palavra, ensinava-os, dizendo:

«Felizes os pobres no espírito, porque deles é o reino dos céus.

Felizes os que se lamentam, porque eles serão consolados.

Felizes os mansos, porque eles herdarão a terra.

Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão saciados.

Felizes os misericordiosos, porque para eles haverá misericórdia.

Felizes os puros de coração, porque eles verão Deus.

Felizes os que fazem a paz, porque eles serão chamados filhos de Deus.

Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.

Felizes sois quando vos insultarem, vos perseguirem e mentindo disserem todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque a vossa recompensa é grande nos céus, pois do mesmo modo perseguiram os profetas antes de vós».

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top