Francisco envia mensagem aos participantes no Fórum de Paris

Cidade do Vaticano, 11 nov 2021 (Ecclesia) – O Papa enviou hoje uma mensagem aos participantes no Fórum de Paris, apelando ao desarmamento e a um mundo mais justo, no pós-pandemia.

“Nesta fase histórica, a família humana depara-se com uma escolha”, indica Francisco, para quem o chamado regresso à normalidade deve ser promover um sistema diferente, com menos privilegiados e excluídos.

“A realidade que conhecíamos antes da pandemia era aquela em que a riqueza e o crescimento económico eram reservados para uma minoria, enquanto milhões de pessoas eram incapazes de satisfazer suas necessidades mais básicas e levar uma vida digna”, aponta a mensagem, divulgada pelo Vaticano.

O Papa alerta ainda para a exploração dos recursos naturais e a poluição, as guerras e armas de destruição em massa.

“Um regresso à normalidade significaria também um regresso às antigas estruturas sociais inspiradas pela autossuficiência, nacionalismo, protecionismo, individualismo e isolamento e excluindo nossos irmãos e irmãs mais pobres. É este um futuro que podemos escolher?”, questiona.

Francisco defende que o mundo pós-Covid deve encontrar soluções em conjunto: “Muitas vezes perdemos de vista o facto de que somos uma comunidade global e que ninguém se pode salvar sozinho, que só podemos salvar-nos juntos”.

A mensagem aponta o dedo à realidade das “despesas militares em todo o mundo que “já ultrapassaram o nível registado no final da “Guerra Fria”.

“As classes dirigentes e os governos justificam este rearmamento, referindo-se a uma ideia abusiva de dissuasão baseada num equilíbrio de armamentos”, denuncia o pontífice.

O Papa lamenta que o armamento tenha passado a ser considerado da mesma forma que todos os outros produtos manufaturados, sendo “livremente comercializado em todo o mundo”.

“Não desperdicemos esta oportunidade de melhorar nosso mundo”, apela.

Desde 2018, o Fórum de Paris sobre a paz reúne chefes e ministros de Estado e representantes de organizações internacionais para debater e pensar estratégias sobre temas relevantes para a atualidade.

OC

Partilhar:
Share