Francisco enviou mensagem aos participantes na Cimeira do Clima 

Cidade do Vaticano, 11 nov 2021 (Ecclesia) – Papa Francisco enviou uma carta aos participantes da COP 26, que decorre em Glasgow, na Escócia, alertando que o tempo se está a esgotar perante o “grave desafio” de cuidar do planeta.

“Imploremos os dons de sabedoria e força de Deus sobre aqueles encarregados de guiar a comunidade internacional enquanto procuram enfrentar este grave desafio com decisões concretas inspiradas pela responsabilidade para com as gerações presentes e futuras. O tempo está a esgotar-se”, escreveu o Papa.

Francisco apontou que “esta ocasião não deve ser desperdiçada” uma vez que aborda “uma das grandes questões morais de nosso tempo: a preservação da criação, dada como um jardim a ser cultivado e como um lar comum para nossa família humana”.

Sem poder estar presente na COP 26, como inicialmente estava previsto, o Papa pede ainda que todos os “seguidores de Cristo na Escócia renovem seu compromisso de ser testemunhas convincentes da alegria do Evangelho” e que levem a esperança a todos os esforços para “construir um futuro de justiça”.

“Ao mesmo tempo, estou feliz porque se estão a unir em oração pelas minhas intenções e pelo resultado frutífero desta reunião”, referiu.

A COP26 reúne mais de 120 líderes políticos e milhares de especialistas, ativistas e decisores públicos, entre 31 de outubro e 12 de novembro, em Glasgow, para atualizar os contributos dos países para a redução das emissões de gases com efeito de estufa até 2030.

SN

COP26: «Não há tempo a perder», diz o Papa

Partilhar:
Share