Leão XIV e Aram I estiveram juntos na audiência geral

Cidade do Vaticano, 20 mai 2026 (Ecclesia) – O Papa apelou hoje à paz no Líbano e no Médio Oriente, durante a audiência geral no Vaticano que assinalou a visita do líder da Igreja Apostólica Arménia.
“Rezemos também pela paz no Líbano e no Médio Oriente, mais uma vez dilacerados pela violência e pela guerra”, disse Leão XIV, na saudação a Aram I, ‘catholicos’ da Cilícia.
Falando na Praça de São Pedro, perante peregrinos de vários países, o Papa destacou que a presença da delegação arménia “representa uma importante ocasião para reforçar os laços de unidade que já existem” entre as duas Igrejas, deixando votos de que se chegue à “plena comunhão”.
“Nestes dias em que nos preparamos para o Pentecostes, invoco a graça do Espírito Santo sobre a vossa peregrinação aos túmulos dos Apóstolos Pedro e Paulo, e convido todos os presentes a rezarem fervorosamente ao Senhor para que a vossa visita e os vossos encontros constituam mais um passo no caminho rumo à plena unidade”, acrescentou.
Leão XIV agradeceu a Aram I pelo seu “constante empenho pessoal no ecumenismo, especialmente no diálogo teológico internacional entre a Igreja Católica e as Igrejas Ortodoxas Orientais”.
A presença da delegação arménia no Vaticano cumpre uma agenda de compromissos institucionais com o Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos e outros organismos da Cúria Romana, roteiro iniciado com uma primeira reunião oficial com o pontífice na passada segunda-feira.
O programa do líder religioso incluiu também uma passagem pelo Pontifício Instituto Oriental na terça-feira, local onde proferiu uma conferência dedicada aos desafios pastorais e sociais enfrentados pelas comunidades cristãs radicadas no Médio Oriente.
OC
Vaticano: Papa manifesta «profunda preocupação» com o Líbano
