«Precisamos de crianças», diz Francisco ao Fórum das Associações Familiares da Itália

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 02 dez 2022 (Ecclesia) – O Papa alertou hoje para um “grave inverno demográfico”, falando ao Fórum das Associações Familiares da Itália, que recebeu em audiência, no Vaticano.

“Vivemos um grave inverno demográfico e devemos reagir a isso, com todas as nossas forças, com o nosso trabalho, com as nossas ideias. A minha secretária disse-me que, noutro dia, ao passar pela Praça de São Pedro, viu uma senhora com um carrinho de bebé, quis ver a criança e lá dentro estava um cãozinho! É um símbolo, é por isso que eu digo isso. As crianças fazem falta, precisamos de crianças”, disse, numa intervenção divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

Francisco elogiou o trabalho do fórum como uma voz “capaz de interpretar a realidade e as necessidades das famílias italianas”, especialmente as que têm mais filhos e que se são “injustamente penalizadas”.

O Pa apelou ao testemunho da alegria de ser família, com base na “doutrina e na prática social da Igreja”, como “fator de fraternidade, fator de amizade social, radicada num território e ao mesmo tempo aberta ao mundo”.

A família cristã – mas diria qualquer família fundada no amor – está aberta e atenta ao que acontece fora de casa, procura ser acolhedora e solidária”.

Francisco agradeceu pelas iniciativas que procuram dar maior visibilidade ao tema da natalidade e pelo acompanhamento “do trabalho das instituições responsáveis”, realizado de forma construtiva, com “propostas realistas e documentadas, oferecendo o conselho de especialistas “.

A intervenção apelou a um compromisso político, “única forma de conseguir uma inversão da tendência da natalidade”, para superar o inverno demográfico.

As famílias que desejam comprometer-se a nível associativo e social devem “alimentar a sua vida espiritual e a espiritualidade conjugal e familiar”, concluiu o Papa, recordando o exemplo de Luís Beltrame Quattrocchi e Maria Corsini, primeiro casal a ser beatificado pela Igreja Católica.

OC

Partilhar:
Share