Papa enviou carta ao Patriarcado de Constantinopla em dia de padroeiro

Papa Francisco e o patriarca Bartolomeu

Cidade do Vaticano, 30 nov 2019 (Ecclesia) – Francisco manteve a tradição e enviou uma carta a Bartolomeu I, do Patriarcado de Constantinopla em dia da festa litúrgica do padroeiro, Santo André. 

“Por meio da Delegação Vaticana expresso a certeza do desejo inabalável da Igreja Católica, bem como meu, de continuar nosso compromisso em prol do restabelecimento da plena comunhão entre os cristãos do Oriente e do Ocidente”, pode ler-se na mensagem divulgada hoje pela Santa Sé.

O Papa mantém assim este intercâmbio de Delegações da Santa Sé e do Patriarcado de Constantinopla por ocasião das festas de São Pedro e São Paulo, celebradas em Roma em 29 de junho, e em Istambul, em 30 de novembro, dia da festa de Santo André, irmão de São Pedro.

“A busca do restabelecimento da plena Comunhão entre Católicos e Ortodoxos, certamente, não se limita ao diálogo teológico, mas também por outros canais da vida eclesial. Nossas relações são nutridas, acima de tudo, por gestos autênticos de mútuo respeito e estima”, refere.

Francisco acrescentou ainda que “também em contextos locais” seja possível “fortalecer, cada vez mais, o diálogo de amor e vida, em projetos espirituais, pastorais, culturais e de caridade partilhados”.

A Delegação da Santa Sé é liderada pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch, acompanhado por Dom Brian Farrell, secretário do Dicastério, e vice-secretário Andrea Palmieri.

SN

 

Partilhar:
Share