Roma, 30 out 2019 (Ecclesia) – O bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança de Portugal está a participar no Curso Internacional para a Formação de Capelães Militares Católicos, dedicado ao âmbito do Direito Internacional Humanitário, que termina esta quinta-feira, em Roma.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, D. Rui Valério destaca a audiência com o Papa Francisco, no dia conclusivo, após a Eucaristia presidida pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, na Basílica de São Pedro.

O Curso Internacional para a Formação de Capelães Militares Católicos conta com participantes de 46 nacionalidades e realiza-se no contexto da celebração dos 70 anos da Convenção de Genebra.

A quinta edição desta formação tem como tema ‘A privação da liberdade nas situações de conflitos armados. A missão dos Capelães Militares’, no âmbito do Direito Internacional Humanitário, e começou esta terça-feira.

Os ordinários castrenses e os capelães militares estão a assistir a comunicações feitas por pessoas ligadas a este setor pastoral, do mundo universitário, diplomático, militar, e pelos cardeais perfeitos – Marc Ouellet, Peter Turkson e Fernando Filoni – dos organismos da Santa Sé promotores da formação.

O bispo português assinala também a colaboração de responsáveis das Nações Unidas, da Cruz Vermelha Internacional, do Apostolado Militar e da Cáritas Internacional.

O curso está a ser organizado pela Congregação para os Bispos, pelo Dicastério para o Serviço da Promoção Integral e Desenvolvimento Humano e pela Congregação para a Evangelização dos Povos.

CB/OC

Partilhar:
Share