Domingos Teixeira de Abreu Fezas Vital foi recebido em audiência esta manhã

Embaixada de Portugal junto da Santa Sé

Cidade do Vaticano, 05 mar 2022 (Ecclesia) – O embaixador de Portugal junto da Santa Sé, Domingos Teixeira de Abreu Fezas Vital, foi esta manhã recebido pelo Papa Francisco, num encontro para apresentação das cartas credenciais.

O novo embaixador nasceu em Luanda, Angola, a 27 de setembro de 1958.

Domingos Fezas Vital licenciou-se em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Brasil, com equivalência em Direito, pela Universidade de Coimbra e obteve um Mestrado em Comércio Internacional pela Universidade Livre de Bruxelas, Bélgica.

No seu currículo fazem parte diferentes cargos no ministério dos Negócios Estrangeiros, tendo representado Portugal em Bruxelas, junto da Comunidade europeia até 1996.

O novo embaixador junto da Santa Sé representou Portugal junto da NATO e da União da Europa Ocidental, foi também assessor Diplomático do Governador de Macau, entre 1996 e 1999, tendo transitado para vice-diretor geral de Assuntos Multilaterais do Ministério das Relações Exteriores entre 1999 e 2000.

Durante dois anos foi cônsul Geral em São Paulo, Brasil e vice-representante junto da União Europeia entre 2002 e 2006.

Nos anos de 2006 a 2012 foi assessor Diplomático do Presidente da República e posteriormente representante Permanente junto da União Europeia de 2012 a 2015.

Desde 2015 exercia funções de embaixador nos Estados Unidos e nas Bahamas.

A carta credencial trata-se de uma carta diplomática formal que designa um diplomata como embaixador para outro estado soberano.

Domingos Fezas Vital substitui António de Almeida Lima, que pelo decreto 96/2021 do presidente da República, com data de 16 de dezembro de 2021 foi exonerado, tendo a substituição sido consagrada pelo decreto 103/2021, sob proposta do Governo.

LS

Vaticano: Papa recebeu embaixador de Portugal em visita de despedida

Partilhar:
Share