Cidade do Vaticano, 25 jan 2013 (Ecclesia) – A Santa Sé vai promover hoje uma jornada de estudo para assinalar o 30.º aniversário de promulgação do Código de Direito Canónico (CDC), principal documento legislativo da Igreja Católica.

A iniciativa, apresentada na terça-feira em conferência de imprensa no Vaticano, tem como tema ‘O Código, uma reforma desejada e solicitada pelo Concílio’ e vai decorrer em Roma, sob a responsabilidade do Conselho Pontifício para os Textos Legislativos (CPTL) e o Instituto Internacional de Direito Canónico e Direito Comparado das Religiões, de Lugano (Suíça).

O cardeal Francesco Coccopalmerio, presidente do CPTL, recordou que a convocação do Concílio Vaticano II (1962-1965), por João XXIII, em 1959, tinha já em mente a “revisão” do Direito Canónico à luz de uma “nova eclesiologia”.

“Podemos afirmar que a feliz união entre o Concílio Vaticano II e o Código de Direito Canónico produziu frutos de renovação em muitas áreas e diferentes níveis na vida da Igreja”, acrescentou.

A jornada de estudo sobre o CDC tem o apoio das fundações Joseph Ratzinger – Bento XVI e João Paulo II.

OC

Partilhar:
Share