Cidade do Vaticano, 21 mai 2012 (Ecclesia) – Bento XVI almoçou hoje com os membros do Colégio Cardinalício, no Palácio Apostólico do Vaticano, numa iniciativa inserida na comemoração do seu 7º aniversário de pontificado.

Segundo a sala de imprensa do Vaticano, o Papa aproveitou a ocasião para “agradecer os votos de felicitações” que os diversos cardeais lhe enviaram em meados de abril, altura em que também cumpriu 85 anos de vida.

Joseph Ratzinger nasceu na localidade alemã Marktl am Inn, Diocese de Passau, região da Baviera, a 16 de abril de 1927.

O então cardeal Ratzinger foi eleito sucessor de João Paulo II na tarde de 19 de abril de 2005, no quarto escrutínio do conclave iniciado um dia antes, tendo escolhido o nome de Bento XVI.

Nestes sete anos, o Papa alemão realizou 26 viagens na Itália e 23 ao estrangeiro, incluindo uma visita a Portugal, entre 11 e 14 de maio de 2010, com passagens por Lisboa, Fátima e Porto.

Bento XVI assinou três encíclicas e presidiu a três Jornadas Mundiais da Juventude, para além de ter convocado quatro Sínodos de Bispos, um Ano Paulino e um Ano Sacerdotal; em outubro vai ter lugar um novo Sínodo e inicia-se o Ano da Fé.

JCP/OC

Partilhar:
Share