Vaticano: Autoridade de Informação Financeira publicou primeiro relatório

Organismo sinalizou seis operações suspeitas em 2012

Cidade do Vaticano, 22 mai 2013 (Ecclesia) – A Autoridade de Informação Financeira (AIF) da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano publicou hoje o seu primeiro relatório anual, revelando que sinalizou seis “operações suspeitas”.

O documento, divulgado em conferência de imprensa, fala ainda em dois relatórios enviados ao promotor de Justiça do Vaticano, para “posteriores averiguações”.

“As estatísticas e a tendência a partir de 2012 são encorajadoras e indicam que o sistema está a ser melhorado constantemente”, disse René Brülhart, diretor da AIF.

Este responsável falou numa “interação estreita e construtiva” com a Secretaria de Estado e a instituições judiciais do Vaticano, para “combater ativamente qualquer possível abuso do sistema financeiro”.

Outro elemento destacado pelo relatório são os “progressos realizados na cooperação internacional” na luta contra o branqueamento de capitais e o financiamento de atividades terroristas.

O Papa emérito Bento XVI instituiu uma Autoridade para a Informação Financeira em dezembro de 2010, para garantir maior transparência nas finanças da Santa Sé (órgão de governo da Igreja Católica) e combater o crime económico, criando um novo quadro jurídico que entrou em vigor a 1 de abril de 2011 e foi revisto a 25 de janeiro de 2012, após a visita dos técnicos do Moneyval, organismo especializado do Conselho da Europa.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top