Encontro com Francisco realizou-se durante primeiro «Alpha Youth Camp»

Barreiro, 16 ago 2022 (Ecclesia) – 32 jovens da Paróquia Palhais/Santo António, na Diocese de Setúbal, foram recebidos pelo Papa Francisco numa audiência aos participantes do ‘Alpha Youth Camp’ (Acampamento Alpha), organizado pela paróquia portuguesa e pela paróquia italiana de Macchia d’Isernia.

“Deus ama muito as perguntas; Se alguém faz perguntas, é jovem. Mesmo que tenha oitenta anos de idade”, disse o Papa aos jovens, destaca um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, pelo padre Tiago Veloso, pároco de Palhais/Santo António da Charneca.

A paróquia sadina (Vigararia Barreiro/Moita) explica que estas afirmações de Francisco estão “alinhadas com o Alpha”, um curso de iniciação ao cristianismo, onde as pessoas podem “explorar as grandes questões da vida e explorar a fé cristã num ambiente informal, familiar e aberto, sem julgamentos ou pressões”.

Na audiência, no dia 5 de agosto, “todos os jovens” deste encontro internacional – Portugal, Itália, EUA, Reino Unido, França e Espanha – tiveram a “oportunidade de cumprimentar pessoalmente o Papa Francisco”, na Sala Clementina.

O ‘Alpha Youth Camp’ foi organizado pelas paróquias de Palhais/Santo António da Charneca e a de Macchia d’Isernia, que acolheu o encontro de 31 de julho a 7 de agosto, em colaboração com o ‘Alpha’ e a Diocese de Isernia-Venafro (Itália).

“Uma das melhores experiências da minha vida”, afirmou um dos participantes.

Numa “pequena aldeia de 900 habitantes”, os mais de 300 jovens tiveram oportunidade de “explorar a vida, a fé e a amizade”, através de diversas conferências relacionadas com Espírito Santo, teologia do corpo, amizade, amor, sexualidade, liderança e missão, e dos tempos de partilha em pequenos grupos.

“Não existia Babel. Éramos todos um só corpo, sem barreiras linguísticas ou culturais”, acrescentou o jovem Bruno.

Segundo o programa, as tardes desta semana foram dedicadas ao convívio, com jogos de água, desportos radicais, e competições desportivas, com os jovens portugueses a conquistarem a taça do mundial de voleibol do ‘Alpha Youth Camp’.

Os participantes desta iniciativa ‘Alpha’ também tiveram momentos de evangelização na cidade de Isernia, onde “falaram abertamente de Jesus” com outros jovens e adultos que “passeavam pelas ruas e conviviam nos bares e cafés”.

A última noite do ‘Alpha Youth Camp’, a 6 de agosto, foi celebrado um “tempo prolongado” de Adoração ao Santíssimo, com música e testemunhos, oração, reflexão e silêncio, numa praça central em Isernia.

O comunicado da da Paróquia Palhais/Santo António contextualiza que este encontro surgiu “em jeito de intercâmbio com Macchia d’Isernia” em vista à edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, e tornou-se num ‘Alpha Youth Camp’ pelo “interesse” de outras paróquias italianas e do continente europeu.

Em 2023, o ‘Alpha Youth Camp’, para rapazes e raparigas dos 15 aos 30 anos, vai realizar-se em Portugal, “nas vésperas” da JMJ que a capital portuguesa recebe de 1 a 6 de agosto.

CB/OC

Vaticano: «Digam não ao egoísmo, ao egocentrismo, a parecer mais do que somos», disse Francisco 

 

Partilhar:
Share