Papa recebeu em audiência os jovens participantes do «Acampamento Alpha»

Foto: Vatican News

Cidade do Vaticano, 05 ago 2022 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu esta sexta-feira, em audiência no Vaticano, os jovens participantes do “Acampamento Alpha”, pediu que rejeitem “o egoísmo” e referiu-se à sua recente viagem ao Canadá. 

“Digam não ao egoísmo, ao egocentrismo, a parecer mais do que somos. Não. Ser eu mesmo, não se ensoberbecer, nem mesmo se abaixar, reconhecer-se pelo que se é, isto é verdadeira humildade”, aconselhou o Papa.

O acampamento Alpha é organizado pela diocese de Isernia, Itália, e reúne jovens de várias nacionalidades por uma semana com vários momentos de reflexão compartilhada que proporcionam uma oportunidade de crescimento e esperança.

“Alpha é sinónimo de nascimento, com o início, com a aurora da vida… Cristo é ‘alfa’, isto é, o início, e ele também é ‘ómega’, isto é, o fim, o cumprimento, a plenitude”, explicou Francisco.

O papa recordou ainda a viagem ao Canadá, na semana passada, onde esteve com “povos indígenas, cujos antepassados habitavam as terras antes da colonização” e comparou os jovens de lá com os participantes do “Acampamento Alpha”.

“Igual no sentido da humanidade, do que qualifica nosso ser humano, ou seja, nosso relacionamento com Deus, com os outros, com a criação e com nós mesmos em liberdade, em gratuidade, no dom de si”, indicou.

Francisco disse ainda que a realidade dos jovens é um “contexto secularizado, onde a “cultura não é dominada pela dimensão do sagrado” e pediu para não calarem as questões. 

“No coração humano, a sede pelo infinito nunca é saciada, mesmo dentro de vocês, crescidos com a tecnologia da informação, surgem as grandes questões de todos os tempos: de onde viemos? O que está na origem de tudo? Qual é o significado da minha existência? Por que há tanto sofrimento? Deus ama muito as perguntas; de certa forma, Ele as ama mais do que as respostas”, afirmou.

Depois de citar o Beato Carlo Acutis, o Papa concluiu, “queridos jovens deixo-vos com esta esperança: que Jesus se torne seu grande Amigo, Companheiro de Estrada de todos vocês”.

SN

Partilhar:
Share