D. José Tolentino Mendonça considera que a «vitalidade e a força» de 50 anos de história da UCP facilita a substituição de quem sai

Lisboa, 27 jul 2018 (Ecclesia) – D. José Tolentino Mendonça disse à Agência ECCLESIA que “grande parte do episcopado português” foi professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e considera que a sua nomeação é “apenas mais um professor que sai”.

“Um grande número, até a maioria, dos bispos portugueses no ativo, foram professores na Faculdade de Teologia”, disse o antigo vice-reitor da UCP, afirmando que a Faculdade de Teologia “congratula-se” com esse facto.

“Há uma normalidade muito grande” na nomeação de professores para o episcopado, referiu o novo arquivista e bibliotecário da Santa Sé, acrescentando que a “vitalidade e a força” da Faculdade de Teologia facilitam a substituição de quem sai.

“É preciso encontrar substitutos, mas uma instituição com 50 anos e com a vitalidade e a força da Faculdade de Teologia, e da Universidade Católica, saberão encontrar as pessoas que, por um lado, poderão continuar o caminho e, certamente, poderão fazer muito melhor”, sublinhou.

D. José Tolentino Mendonça lembrou que a Teologia tem de ser um “serviço à Igreja e à sociedade”.

“A Teologia é para todos. Não é apenas para formar os padres. Claro que os pastores têm de ter uma formação exemplar nas áreas teológicas. Mas a Teologia, como ciência, como saber, ganha muito nessa abertura com o mundo, nesse serviço à Igreja e à sociedade”, acrescentou.

“A Teologia tem um papel fundamental e, estou certo, que os meus colegas e os que virão, amarão também as coisas que eu amei”, concluiu D. José Tolentino Mendonça.

O antigo vice-reitor da UCP e diretor da Faculdade de Teologia foi nomeado pelo Papa Francisco Bibliotecário e Arquivista da Santa Romana Igreja; a ordenação episcopal de D. José Tolentino Mendonça decorre este sábado, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, e o início de funções, no Vaticano, está marcado para o dia 1 de setembro.

A entrevista a D. José Tolentino Mendonça pode ser lida integralmente no portal da Agência ECCLESIA e vai ser emitida no programa Ecclesia da Antena 1, este domingo às 06h00, e no programa 70×7, também este domingo, às 13h45.

PR

Partilhar:
Share