Centenas de participantes contam com atividades que «as envolvam de coração e alma»

Kiev, 04 ago 2022 (Ecclesia) – Os Salesianos estão a promover campos de férias para crianças refugiadas da guerra da Ucrânia, como acontece esta semana em Kiev, envolvendo centenas de participantes.

“Dentro das fronteiras da Ucrânia, em Kiev, começou o acampamento de verão ‘Estate Ragazzi’, coordenado pelo P. Maksym Ryabukha SDB, dos Salesianos da Visitadoria Maria Auxiliadora da Ucrânia greco-católica”, informa a agência de notícias salesiana

Outras iniciativas para crianças e jovens refugiados acontecem como, a cerca de 150 km em Jitomir, “150 crianças, adolescentes e jovens participam do acampamento de verão salesiano”, organizado pelos “salesianos da Inspetoria São Jacinto, da Polónia-Cracóvia”. 

“Um grupo de oito adolescentes ucranianos, com idades entre 14 e 17 anos, que se encontram refugiados na Eslováquia desde o início da guerra, viajaram recentemente para Malta, para dez dias de férias”, acrescentam os religiosos

Estas férias nasceram de uma “colaboração interna da Família Salesiana, organizada pelos ex-alunos e amigos de Dom Bosco de Malta e Eslováquia, em colaboração com os Salesianos de Dom Bosco e o patrocínio da Confederação Mundial de ex-alunos”.

No mesmo espírito, na República Checa, crianças, jovens e adultos jovens refugiados “participam despreocupadas de atividades de lazer oferecidas pelos acampamentos de férias, mas também de aulas de língua checa, para que possam estar melhor preparados no início do próximo ano letivo”.

“Toda a criança tem o direito de desfrutar da infância. É dever dos adultos que as acompanham satisfazer esta necessidade. As crianças vítimas da guerra precisam de uma atenção ainda maior de nossa parte: atividades que as envolvam de coração e alma ajudam a lidar com o trauma de terem visto suas famílias destroçadas, testemunhado violência e destruição ou de terem sido arrancadas de seus lares”,realça o padre George Menamparampil, coordenador da resposta salesiana à emergência ucraniana.

SN

Partilhar:
Share