Faculdade celebra Dia Nacional no seu 50.º aniversário

Lisboa, 16 mai 2019 (Ecclesia) – O presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) afirma que esta é uma área que “traz muito valor à sociedade”.

“A Teologia é aberta a todos, crentes e não crentes, católicos e não católicos, sabendo que todo o curso tem uma vertente mais cristã e mais católica”, disse Pedro Pita à Agência ECCLESIA.

O jovem estudante refere que o curso de Teologia na Universidade Católica Portuguesa é para quem quer “aprofundar a sua fé” e assinala que “é preciso intelectualizá-la”.

“Não no sentido de a tornar uma filosofia mas racional e compreensível, explicar a fé aos outros, não ser uma crendice, mas intelectualmente responsável”, acrescentou.

Segundo Pedro Pita, a Teologia também “está aberta” aos não crentes e a todos que são “curiosos da questão acerca de Deus, das religiões, da Bíblia, da Filosofia, da ética, da moral”.

Neste contexto, explica que o curso superior é “participado por todos” – embora a maioria dos alunos sejam religiosos e seminaristas -, com “inquietações espirituais e mesmo culturais”.

Pedro Pita estava no seminário, que acabou por abandonar, continuando os estudos em Teologia por ser uma área de que gosta.

O presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia da UCP refere que tem como função “reunir todos os estudantes e criar maior ligação” entre eles, com os professores e funcionários.

“Podemos ter algumas discussões, divergências nalgumas questões, mas não é o papel principal. Temos comissões pedagógicas para avaliar o curso, os professores”, prosseguiu.

Um dos papéis neste ano letivo, exemplifica, é “tentar criar ligação entre os vários saberes” da UCP e a Teologia e deu como exemplo um encontro sobre ‘Direito natural’, onde se apresentaram três visões sobre o tema – jurídica, filosófica e teológica -, organizado com a Associação de Estudantes de Direito, há duas semanas.

A Faculdade de Teologia celebra o “dia nacional” da instituição, por ocasião do seu 50.º aniversário, esta sexta-feira, em Lisboa.

PR/CB/OC

Especial: Estudar Teologia sem querer ser padre

Partilhar:
Share