“Não se preocupem, o Papa vem, de cadeira de rodas, de maca, de padiola, ele vem”, afirmou o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 no X Workshop Internacional de Turismo Religioso

Foto International Workshop on Religious Tourism

Fátima, 23 Jun 2022 (Ecclesia) – O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 garantiu, esta quinta-feira, em Fátima, que o Papa Francisco vem a Portugal no próximo ano.

“Não se preocupem, o Papa vem, de cadeira de rodas, de maca, de padiola, ele vem”, disse D. Américo Aguiar aos participantes nos X Workshops Internacionais de Turismo Religioso, que estão a decorrer em Fátima até sexta-feira.

Apesar dos problemas de saúde e da visível debilidade, o bispo auxiliar de Lisboa referiu também que o Papa Francisco estaria no Santuário de Fátima.

“O Papa vai estar em Fátima mas não sabemos se antes, se durante, se depois da Jornada Mundial da Juventude” que decorre na cidade de Lisboa de 01 a 06 de agosto de 2023

Na apresentação das JMJ Lisboa 2023 aos participantes deste evento internacional de turismo religioso, D. Américo Aguiar considera que o encontro do próximo ano é “o maior evento em Portugal nos últimos 20 anos”, mas não aponta estimativas de participantes.

“Não queremos ficar reféns dos números”, disse o responsável para quem este evento é dirigido “a todos os jovens e não apenas aos jovens católicos”.

Aos participantes no encontro de turismo religioso, D. Américo Aguiar referiu que não há nenhuma agência de turismo oficial para as JMJ.

“A dimensão do evento é tal que o parceiro/agência oficial teria de ser de uma multinacional”, disse aos jornalistas.

A decisão tomada foi que “todos devem sentir-se dentro e sentir-se oficiais e parceiros”, acrescentou o responsável da JMJ.

O bispo auxiliar de Lisboa sublinhou, também, que nos dias anteriores à Jornada Mundial da Juventude de Lisboa “muitos milhares de jovens vão andar à solta pelo país”, sendo um dos destinos “incontornáveis” o Santuário de Fátima.

Depois de dois anos em confinamento, D. Américo Aguiar acredita que o ano de 2023 “vai ser histórico ao nível de turismo”.

LFS

Partilhar:
Share