Confissões religiosas doam 20 mil euros a instituições sociais da cidade

Porto, 15 Set 2020 (Ecclesia) – A Diocese do Porto e a Comunidade judaica daquela cidade entregaram, esta segunda-feira, 20 mil euros a instituições sociais que estão linha da frente no combate à pobreza na região.

O Banco Alimentar contra a fome no Porto, o projeto ‘Porta Aberta’ do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Conceição, a Obra Diocesana de Promoção Social da Diocese do Porto e o Centro Social e Paroquial da Sé foram as instituições que receberam a ajuda proveniente das receitas do filme ‘A Luz de Judá’, informa o jornal diocesano ‘Voz Portucalense’.

Na cerimónia, realizada na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, estiveram D. Manuel Linda, bispo do Porto e Dias Ben Zion, presidente da Comunidade Judaica do Porto, que em declarações aos jornalistas assinalaram “as boas relações entre as duas confissões religiosas”.

O bispo do Porto disse que “não é possível voltar atrás” na relação de amizade com a Comunidade Judaica, sendo importante aprofundar nomeadamente a dimensão da solidariedade.

“Com a ajuda da Comunidade Judaica a fome diminui um pouquinho mais”, sublinhou D. Manuel Linda que se revelou preocupado com a evolução da pandemia sobretudo por causa da possível perda de postos de trabalho.

“Temo que o desemprego se acentue fortemente no todo nacional, mas nós aqui no Porto de maneira particular”, advertiu

Dias Ben Zion, por sua vez, reiterou que “esta ação junta a história, a arte e a solidariedade”, salientando que “cada pessoa que viu o filme ajudou os que têm fome, uniu-se a duas culturas e religiões e disse não ao antissemitismo”.

A Diocese do Porto e a Comunidade Judaica do Porto assinaram em setembro de 2018 um protocolo de cooperação alicerçado no espírito de amizade entre as duas comunidades e que assinala a intenção comum de ambas as comunidades de procurarem uma “colaboração na área social” assumindo o compromisso de cooperar em “obras assistenciais conjuntas”.

O filme ‘A Luz de Judá’ é baseado em factos reais e cobre séculos da história dos judeus em Portugal e na cidade do Porto, em particular desde a Idade Média até à inquisição e da modernidade até à atualidade.

O filme, com legendas em português, está disponível ‘on demand’ na plataforma Vimeo.

O argumento da obra é do Centro de Investigação da História Judaica do Porto e foi realizado por Luís Ismael.

Neste encontro na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Porto, os dois líderes religiosos tiveram oportunidade de colaborar com o projeto “Porta Aberta”, do Centro Social daquela paróquia, entregando ajuda alimentar a algumas pessoas das centenas que diariamente recorrem à instituição.

LFS

Porto: Diocese e Comunidade Judaica lançam filme para combater a pobreza no Porto

 

Partilhar:
Share