Solidariedade: Começa hoje o peditório nacional da Caritas

A iniciativa reúne mais de 2900 voluntários em tem como objectivo reunir verbas para auxiliar projectos sociais, a nível diocesano

Lisboa, 24 Mar (Ecclesia) – Começa hoje o peditório nacional da Caritas, uma acção de recolha de donativos que tem como objectivo reunir cerca de 300 mil euros em favor de diversos projectos desenvolvidos nas dioceses católicas portuguesas.

Até ao próximo dia 27 de Março, perto de 2900 voluntários associam-se a esta causa solidária, percorrendo as ruas, de Norte a Sul do país.

“Nestes tempos particularmente difíceis, torna-se crucial este apelo à participação de todos em iniciativas de solidariedade social. O trabalho voluntário em favor da comunidade contribui para uma sociedade mais equilibrada e responsável”, sublinha Eugénio Fonseca, Presidente da Caritas, num comunicado publicado no site oficial da instituição.

Em 2011, o aumento em cerca de 40 por cento nos pedidos de apoio fez com que a Caritas traçasse como meta atender às situações mais urgentes, especialmente aquelas pessoas que se encontram no limiar da pobreza.

No ano passado, a recolha de fundos resultou num total de 290 mil euros, que foram canalizados para o apoio a casos de pobreza e desemprego, nas diversas dioceses.

O peditório está integrado na Semana Nacional da Caritas, dedicada ao tema “Ser Voluntário, Ser Solidário”, e que está a decorrer também até este Domingo.

Através desta proposta de reflexão, a Caritas de Portugal associa-se às comemorações do Ano Europeu do Voluntariado, uma iniciativa que está a ser promovida pela União Europeia, em conjunto com a Caritas Europa.

A Caritas Portuguesa é a união das vinte Caritas diocesanas distribuídas pelo território nacional, ligadas à Igreja Católica, com o objectivo de oferecer uma resposta às situações mais graves de pobreza, exclusão social e situações de emergência em resultado de catástrofes naturais ou calamidade pública.

Entre outras acções desenvolvidas em território nacional, a Caritas iIntervém na implementação de programas de apoio materno-infantil, infanto-juvenil, terceira idade, mulheres vítimas de violência doméstica bem como na luta contra a exclusão social, em especial no apoio às minorias étnicas, comunidades de imigrantes e suas famílias, toxicodependentes, seropositivos e alcoólicos.

As comemorações do Dia Nacional da Caritas são este ano centradas na cidade de Santarém, culminando na celebração da Eucaristia a 27 de Março, na sé local, presidida por D. Manuel Pelino, bispo da diocese.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top