“É a ética que dá fundamento à nossa existência, e sentido ao nosso agir”, José Carlos Lima

Lisboa, 16 Dez 2021 (Ecclesia) – O Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), implementado desde 2012 pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), venceu o Prémio Paz e Desporto 2021 (Peace and Sport Award 2021), na categoria Instituição do Ano.

O galardão é atribuído pela «Peace and Sport», uma organização internacional independente sedeada em Mónaco, que distingue as entidades públicas, instituições desportivas ou empresas que lideram e/ou apoiam programas sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento da paz através do desporto, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Em declarações ao Gabinete de Comunicação do Movimento de Acção Ética (MAE), José Carlos Lima, coordenador do PNED, realça que por vezes fica-se “com a sensação que abordar a ética, e em particular, uma ética aplicada ao desporto, é uma temática relegada para segundo plano. Mas todos sabemos que é a ética que dá fundamento à nossa existência, e sentido ao nosso agir”.

Por outro lado, o prémio reconheceu, para além das publicações do PNED, as “boas práticas como o cartão branco e a bandeira da ética”, sublinha.

Em específico sobre o cartão branco e a bandeira da ética, José Carlos Lima acrescenta que são “dois instrumentos pedagógicos de aplicação prática no campo dos valores e da ética desportiva”.

LFS

Sociedade: «A violência não é o registo normal do desporto» – Coordenador do Plano Nacional de Ética (c/vídeo)

 

Jogos Olímpicos: Teólogo defende necessidade de «humanizar o olhar» sobre o desporto (c/vídeo)

 

Partilhar:
Share