Foto: Agência ECCLESIA/MC

Setúbal, 27 set 2020 (Ecclesia) – O padre Manuel Soares, da Diocese de Setúbal, faleceu este sábado aos 82 anos de idade, informou o bispo sadino, D. José Ornelas, em comunicado às comunidades católicas.

“Encontrava-se desde a semana passada no hospital de cuidados paliativos Nossa Senhora da Arrábida, em Azeitão, onde, apesar das limitações atuais, teve a possibilidade de ser visitado pela família e por alguns membros do nosso presbitério e por mim próprio”, escreve.

O bispo de Setúbal fala num momento de “luto doloroso” e de “gratidão” pela vida do falecido sacerdote, antigo responsável nacional pela Obra Católica Portuguesa de Migrações.

“Damos graças a Deus pela sua dedicação e bondade, pedimos que o Senhor, Bom Pastor, o acolha nos seus braços poderosos e carinhosos e que faça germinar e frutificar as sementes de humanismo e de fé que o Padre Manuel semeou ao longo da vida”, escreve D. José Ornelas.

A mensagem deixa “sentidas condolências” à família do falecido sacerdote e agradece a “dedicação profissional e a proximidade humana das pessoas que acompanharam o padre Manuel Soares nos serviços do Hospital Garcia de Orta e do Hospital Nossa Senhora da Arrábida, contribuindo para um percurso de dignidade, de consciência e de esperança, nesta última etapa da sua vida”.

O corpo poderá ser velado a partir das 08h30 de segunda-feira, na igreja de Santa Maria, Barreiro; às 11h00 serão celebradas as Exéquias, presididas por D. José Ornelas.

O padre Manuel Bernardo Nobre Soares nasceu no Barreiro, a 28 de abril de 1938, e foi ordenado presbítero pelo Cardeal Manuel Cerejeira a 15 de agosto de 1963.

Foi vigário paroquial do Lumiar, Lisboa, de Almada e de Cacilhas; em outubro de 1984 nomeado diretor nacional da Obra das Migrações, que desempenhou até ao final do ano 2000.

Em 2002 assumiu o cargo de diretor do Secretariado Diocesano das Migrações, em Setúbal, exercendo em simultâneo o cargo de pároco de Vale de Milhaços; a partir de 2014, acompanhou diversas capelanias.

OC

Partilhar:
Share