Setúbal: D. Gilberto Reis apresenta aposta na formação cristã

Setúbal, 05 set 2015 (Ecclesia) – O administrador apostólico da Diocese de Setúbal revelou que vai apresentar ao Papa Francisco uma Igreja que “há 40 anos é minoritária”, no “aspeto sociológico”, e que nos últimos anos apostou na formação cristã.

“Aprofundamos a iniciação cristã com as duas marcas que o Papa (emérito Bento XVI) nos tinha falado, por um lado atraente e, por outro lado, muito exigente. Talvez por isso temos crismado todos os anos cerca de 500 adultos”, explicou D. Gilberto Reis sobre um dos desafios que resultaram da visita ‘ad Limina’ realizada em novembro de 2007.

Neste contexto, à Agência ECCLESIA, o prelado destacou que tem sido feito “um grande esforço” para ajudar os adultos a perceber “a riqueza e a atualidade da sua fé”.

O responsável revelou que também vai apresentar em Roma uma Igreja minoritária “marcada por três dimensões”: “Um arraigado amor a Jesus; um forte sentido de comunhão e ao mesmo tempo grande sentido de missão”.

D. Gilberto Reis observa ainda que o encontro com o Papa é algo que está no “coração dos bispos” porque estes formam um colégio e quem está na “cabeça desse colégio” é o Papa.

Estar com o Papa “é encontrar sempre um ponto de referência” no caminho que a diocese está a percorrer, acrescenta o prelado para quem a vista ‘ad Limina’ remete para quando o Apóstolo Paulo foi ter com São Pedro.

A Conferência Episcopal Portuguesa vai ser recebida pelo Papa esta segunda-feira, e D. Gilberto Reis quer manifestar “a admiração enorme” que tem por Francisco e pedir que “continue a abrir a Igreja ao Evangelho” de uma forma “bela e simples de uma comunicação profunda”.

D. José Ornelas Carvalho, bispo nomeado de Setúbal (vai ser ordenado e tomar posse a 25 de outubro) também vai participar na visita ao Papa.

PR/CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top