Padre Adelino Ascenso destacou «vitalidade da interculturalidade» que o seminário personifica

Foto Município da Sertã

Sertã, 17 ago 2021 (Ecclesia) – A Sociedade Missionária da Boa Nova (SMBN), o Município da Sertã e a União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais assinaram um protocolo de cooperação estratégica para o Seminário das Missões.

Na nota enviada à Agência ECCLESIA, o Município da Sertã informa que o protocolo estabelece as bases para o desenvolvimento de uma “cooperação estratégica” quanto à “preservação e recuperação do edificado e da área envolvente do Seminário das Missões”, em Cernache do Bonjardim, (Diocese de Portalegre-Castelo Branco).

“Bem como à sua futura potenciação e viabilização em diferentes áreas: Histórica, religiosa, social, económica, artística, pedagógica e turística”, lê-se no documento assinado entre as três entidades.

O protocolo de cooperação estratégica para o Seminário das Missões tem um período de vigência de dez anos e garante que a sua propriedade permanece na Sociedade Missionária da Boa Nova.

Segundo o protocolo de cooperação, nos próximos meses, vai ser elaborado um plano de desenvolvimento e viabilidade para o Seminário das Missões, onde estejam “contemplados alguns dos projetos a desenvolver, bem como a sua natureza e fundamento”, e ainda identificar o “nível de prioridade das intervenções a realizar”.

Para o padre Adelino Ascenso, superior geral da SMBN, este passo demonstra a “vitalidade da interculturalidade” que o Seminário das Missões de Cernache do Bonjardim personifica, e destacou o “esforço de união” das entidades signatárias e o sinal que é transmitido à sociedade local.

O presidente do Município da Sertã observou que a assinatura do protocolo configura um “gesto simples” mas estava carregada de “um significado muito importante” para todas as partes envolvidas.

Segundo o autarca José Farinha Nunes vai ser possível “desenvolver um trabalho que vai com certeza modificar toda esta região”, com projetos ligados, por exemplo, às áreas do turismo religioso, da saúde ou de natureza.

O protocolo de cooperação, entre a Sociedade Missionária da Boa Nova, o Município da Sertã e a União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, foi assinado no Seminário das Missões, no dia 13 de agosto.

CB

Partilhar:
Share