Seminaristas de Aveiro passam a ser formados no Patriarcado de Lisboa

Alunos deixam Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra

Os seminaristas da diocese de Aveiro vão passar a ser formados no Patriarcado de Lisboa a partir de Setembro, deixando de frequentar o Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra.

A opção foi tomada em função dos planos formativos seguidos pelos seminários maiores do Patriarcado, bem como pela possibilidade de os estudantes poderem passar a frequentar a Faculdade de Teologia da Universidade Católica, explicou à Agência ECCLESIA o bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos.

“Pesaram as duas realidades em conjunto. Aliás, uma não se deve separar da outra. A formação dos futuros sacerdotes passa obrigatoriamente por um projecto que, no quadro da vida eclesial actual, deve incluir o seminário e as faculdades de teologia ou institutos superiores de estudos teológicos”, referiu o prelado.

O também presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios salienta que decisão resultou de uma “reflexão partilhada quer no Conselho Presbiteral quer nas várias instâncias da vida da diocese”.

A preferência pelos seminários maiores do Patriarcado retoma a opção tomada pela diocese aveirense em 1938, ano da sua restauração.

À semelhança de Aveiro, também as dioceses de Leiria-Fátima e Portalegre-Castelo Branco decidiram que os seus candidatos ao sacerdócio vão deixar o Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra, passando a frequentar os seminários do Patriarcado de Lisboa.

O Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, disse em entrevista à Agência ECCLESIA que “não está encerrado o processo de termos no centro do país um instituto superior de estudos teológicos, em diálogo com outras dioceses”, esperando uma mudança no futuro.

“Um Instituto Superior de Estudos Teológicos, tal como uma faculdade, preparam teólogos (homens, mulheres, frades, leigos, padres), mas na preparação do padre, cada diocese tem que cuidar dela. Cada presbitério prepara os seus futuros presbíteros”, precisou.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top