Semana Santa: Paixão de Jesus continua nas situações de guerra no mundo, diz bispo do Algarve

D. Manuel Quintas evocou populações da Ucrânia e da Terra Santa

Faro, 24 mar 2024 (Ecclesia) – O bispo do Algarve disse hoje que o mundo continua, “infelizmente, a ser marcado por atos inexplicáveis” de violência, evocando as populações da Ucrânia e da Terra Santa.

“A paixão de Jesus continua hoje de diferentes formas e diversas situações, seja na Ucrânia, seja na faixa de Gaza, seja no coração da Rússia, em Moscovo, como vimos nestes dias. Continua presente na morte de tantos inocentes, deixando-nos humanamente prostrados sem resposta diante destas atrocidades”, referiu D. Manuel Quintas na Sé de Faro, onde presidiu à Missa de Ramos, após a bênção e procissão desde a igreja da Misericórdia.

O bispo diocesano considerou que “celebrar a Páscoa constitui essencialmente acolher e multiplicar o dom da paz, assumir o compromisso de promover e defender a vida e a dignidade humanas em todas as situações”, bem como “empenhar-se na construção do reino que Jesus veio anunciar”.

“Que as celebrações desta Semana Santa possam constituir para todos nós um meio privilegiado para renovarmos e reassumirmos este nosso propósito”, desejou, numa intervenção divulgada pelo jornal diocesano ‘Folha do Domingo’,

D. Manuel Quintas pediu ainda aos católicos algarvios que agradeçam a Deus porque, em Jesus, “ofereceu, pela Eucaristia, a paz e a ressurreição que abraça todo o mundo”.

“Rezemos-lhe para que nos tornemos também nós com ele e a partir dele, mensageiros da sua paz, a fim de que, em nós e à nossa volta, o seu reino se difunda sem cessar”, prosseguiu.

Junto à igreja da Misericórdia, o bispo do Algarve lembrou ter sido “para realizar o mistério da sua morte e ressurreição que Jesus Cristo entrou na sua cidade de Jerusalém”.

“Por isso, recordamos com fé e devoção esta entrada triunfal na cidade santa. Acompanharemos o Senhor, de modo que participando agora na sua cruz, mereçamos um dia tomar parte na sua ressurreição”, afirmou, pedindo aos católicos algarvios que assumam uma “fé feita de convicção”.

O bispo do Algarve exortou ainda os algarvios a que nesta semana maior para os cristãos não se detenham na Sexta-feira Santa.

“O Tríduo Pascal termina com a ressurreição e é para aí que deve apontar a nossa fé. É a ressurreição que inspira, fortalece, fecunda e dá sentido à nossa própria fé”, realçou, constatando que Jesus entra e Jerusalém “com atitude de simplicidade e humildade”.

A Igreja Católica inicia, com o Domingo de Ramos, a Semana Santa, momento central do ano litúrgico, que recorda os dias da prisão, julgamento e execução de Jesus, culminando com a Páscoa, celebração da ressurreição de Cristo.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top