Santarém, 02 fev 2023 (Ecclesia) – O padre Tiago Neto, do patriarcado de Lisboa, foi o orador do encontro diocesano de catequese e liturgia sob o tema: “Liturgia e catequese: que relação?”, na diocese de Santarém, e pediu “mudança de paradigma na catequese”.
“(O padre Tiago Neto) Alertou os presentes para a necessidade de mudança de paradigma na nossa catequese e a importância de mudarmos, na medida em que temos vindo a apostar num modelo que todos sabemos que já não resulta, realçou o papel da catequese como promotora do encontro com Jesus Cristo e, portanto, mais de acompanhamento do que lições, e o quanto isso vai ser mais exigente para os catequistas”, informou a diocese de Santarém.
O encontro diocesano de catequese e liturgia sob o tema: “Liturgia e catequese: que relação?”, teve como “pano de fundo” o novo itinerário de iniciação cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias e a reflexão esteve a cargo do padre Tiago Neto, diretor do departamento da catequese do patriarcado de Lisboa e um dos autores do novo itinerário.
O sacerdote ainda “apresentou sumariamente o novo itinerário e ajudou a compreender a diferença entre este novo esquema e o aprovado nos anos oitenta do século passado.
referindo a sua articulação com a fase que vai do batismo em crianças e o início da catequese mais orgânica e sistemática (despertar da fé) e, por outro lado, a sua ligação à pastoral juvenil, afirmando que, nas paróquias onde os jovens se sentem envolvidos, não se vão embora”.
SN